Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/11/2021 - 17h08min

Luciane cobra mutirão do governo para reformar escolas em SC

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A deputada Luciane Carminatti (PT) cobrou um mutirão do governo estadual, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (SED), para resolver a situação degradante de infraestrutura das escolas públicas catarinenses.

Ela lembrou que o secretário Luiz Fernando Vampiro esteve na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Alesc) no dia 17 de junho deste ano para falar sobre o tema e a sua equipe técnica apresentou um plano de ação que até hoje não foi implementado.

“Prometeram que os projetos seriam abraçados por esta equipe a partir de então, agilizando e destravando a burocracia. Mas até agora, infelizmente, nenhuma escola foi reformada ou está em obras”, lamentou. Segundo Luciane, seu mandato recebeu mais de 100 pedidos de escolas nos últimos três anos solicitando intervenção junto à SED para reparos e obras, que foi preciso elaborar uma lista de prioridades.

“Selecionamos 60 escolas e entregamos o pleito para a secretaria e questionamos se a reforma estava ao menos prevista. A resposta oficial veio no dia 30 de julho. Das 60 escolas, apenas UMA (uma!) veio com indicação de que estava em fase de licitação para execução da obra. Para as outras 59, as respostas foram as mesmas: ‘em fase de elaboração do projeto`, mesmo que o pedido tenha sido feito anos atrás; ou, pior ainda ´em análise de viabilidade pela SED`, também conhecida como `na gaveta`, não é mesmo?”

Para a deputada, Santa Catarina não pode dizer que valoriza a educação, enquanto a realidade for essa. Ela afirmou que dinheiro não é o problema, pois o governo está anunciando que não tem no que investir mais para cumprir os 25% obrigatórios da educação. “Aí a gente anuncia uma força-tarefa para combater a evasão escolar, para trazer nossas crianças e jovens de novo para a escola… É para colocá-los nestes lugares?”, questionou.

 


Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar