Atenção: Esta página deixou de ser atualizada em 09/03/2026. Para acessar as notícias da Alesc clique em www.alesc.sc.gov.br.
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Manual de Comunicação Institucional

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/02/2026 - 07h05min

Frente Parlamentar em Defesa da Limpeza e Desassoreamento do Rio Urussanga é criada na Alesc

Imprimir Enviar
Frente Parlamentar em Defesa da Limpeza e Desassoreamento do Rio Urussanga é criada na Alesc

A partir de uma demanda apresentada pelo prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo, e pelo vice-presidente da Fetaesc, Luiz Sartor, o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) articulou na Alesc a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Limpeza e Desassoreamento do Rio Urussanga. A iniciativa surge diante dos prejuízos recorrentes causados por alagamentos e enchentes, que têm afetado diretamente agricultores, áreas de plantio, lavouras, pastagens e propriedades produtivas em municípios da bacia hidrográfica.

A Frente Parlamentar terá como objetivo promover a articulação permanente entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo, os municípios e a sociedade civil organizada, buscando ações efetivas de limpeza, desassoreamento, recuperação ambiental e gestão sustentável do rio e de seus afluentes. “Estamos falando da proteção das famílias agricultoras, da economia local e da segurança das comunidades. É necessário assumir um papel estratégico na fiscalização dos recursos, na proposição de políticas públicas integradas e no planejamento de longo prazo para evitar que os prejuízos continuem se repetindo”, destacou o deputado Minotto.

De acordo com o prefeito Eduardo Guollo, em períodos de chuva intensa, o rio transborda, provocando alagamentos, afetando centenas de famílias, invadindo residências e interditando vias públicas. “Levamos essa preocupação ao deputado porque sabemos do impacto direto que o assoreamento do rio tem causado aos moradores, produtores agrícolas e à economia regional”. O vice-presidente da Fetaesc, Luiz Sartor, ressaltou que a mobilização é resultado de um esforço conjunto. “Os produtores têm enfrentado perdas significativas. Precisamos de ações concretas para assegurar a estabilidade das atividades produtivas e a preservação ambiental”, pontuou.

Além do deputado proponente, integram a Frente Parlamentar os deputados José Milton Scheffer, Camilo Martins, Carlos Humberto e Napoleão Bernardes, fortalecendo o compromisso coletivo com a defesa do Rio Urussanga e das comunidades que dependem diretamente de suas águas.

Assessoria de Imprensa - Deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT)
Heitor Carvalho - (48) 99101.2204
João Manoel Neto - (48) 98406.6695

Acompanhe Rodrigo Minotto


Rodrigo Minotto
Voltar