Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/02/2020 - 12h39min

Estevão denuncia descaso total na gestão do Porto de Laguna

Imprimir Enviar
Divulgação: assessoria parlamentar.

Presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia, o deputado Felipe Estevão (PSL) usou a tribuna para denunciar mais um descaso do governo do Estado com o povo e a economia de Santa Catarina.

Assim que assumiu o mandato, o parlamentar levou a bandeira da reabertura e estadualização do Porto Pesqueiro de Laguna, assunto que andava esquecido e longe das prioridades governamentais. O terminal foi passado ao controle do estado e “reaberto” recentemente, mas sua gestão é um completo desastre, alerta o parlamentar.

Os armadores da cidade e da região, todos atuando no ramo da pesca, já se reuniram e decidiram que não vão mais pedir para utilizarem o terminal lagunense, que ficou subutilizado e praticamente fechado por longos 20 anos. Mas que agora, sob a “nova gestão”, tornou-se absolutamente inviável para quem trabalha e produz.

Deboche
“A primeira traineira que chegou ao porto depois da estadualização e da nomeação do suposto gestor do terminal foi impedida de descarregar. Porque o porto, segundo o tal gestor nomeado pelo governador, não abre nos fins de semana,” relatou Estevão, salientado que esse tipo de decisão é absurda, equivocada e totalmente descomprometida com o desenvolvimento da cidade, da região e do estado. E típica de quem não entende nada sobre o ramo pesqueiro e suas peculiaridades.

“E lá se foi o barco impedido de atracar em Laguna no fim de semana, com 60 toneladas de pescado, para Itajaí, gastando mais R$ 6 mil de óleo,” explicou Felipe Estevão. Ainda da tribuna, o deputado lembrou da luta, do intenso trabalho que foi feito a partir do seu mandato para viabilizar a reabertura e a estadualização. Foram inúmeras viagens a Brasília (passando em vários ministérios até destrinchar toda a burocracia) e a São Paulo, de onde o terminal era “administrado.”

Oportunismo do governador
“Lutamos, trabalhamos, suamos sangue e quando estava tudo pronto, apareceu o senhor governador dizendo que ia assumir e que as coisas iriam funcionar. Eu respirei aliviado e pensei que finalmente veríamos a redenção econômica de Laguna,” contextualizou Estevão.

Mas não foi isso que aconteceu. O porto hoje sim está parado, sem qualquer movimento. Se antes a situação era precária, agora é de abandono total. O deputado questionou duramente qual o critério utilizado para a escolha do administrador do Porto Pesqueiro de Laguna.

Descobriu-se que o cidadão não conhece absolutamente nada de Pesca. Era bancário, “mas é gente boa, foi isso que me disseram. Então, para este governo, basta ser gente boa. Governador, não brinque com o povo e os sonhos de Laguna,” cobrou Felipe Estevão.


Fabian Lemos
Jornalista profissional – DRT-SC 01187 JP
48 9 9830-9943

Voltar