Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/02/2022 - 16h45min

Dr. Vicente alerta sobre violência contra pessoas com deficiência nas redes

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) repercutiu na tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (8) reportagem exibida no programa Fantástico que mostrou o drama de pessoas com deficiência que são atacadas em suas redes sociais devido a sua condição. O parlamentar aproveitou e pediu apoio para  a aprovação de projeto de lei 362/2021, de sua autoria, que determina que as delegacias catarinenses estejam preparadas para o atendimento da pessoa com deficiência.

“Desumanidade, falta de empatia, covardia, crime. É perturbador. Pessoas gastam o seu tempo espalhando ofensas e ódio!. Fiquei com o coração apertado com as histórias narradas. É preciso empoderar a pessoa com deficiência para que ela ocupe os lugares que tem vontade e não se cale quando ouvir um comentário discriminatório. Não pode deixar passar”, afirmou o deputado, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Ele destacou que a Lei Brasileira de Inclusão asseverou que é crime praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência, com previsão de pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa. “A internet não é terra sem lei, o covarde que tenta se esconder no anonimato das redes sociais precisa saber que há formas de identificá-lo e puni-lo”.

A reportagem também mostrou que apenas 11 estados brasileiros mais o Distrito Federal possuem delegacias voltadas  especialmente para pessoas com deficiência. Santa Catarina  não faz parte da lista.

O projeto apresentado pelo deputado Dr. Vicente determina que as Delegacias da Mulher tenham equipes multidisciplinares, com intérprete da língua brasileira de sinais (Libras), psicólogo e assistente social para o atendimento da pessoa com deficiência.

“Nosso projeto está aberto ao debate porque é preciso construir avanços nesse sentido como forma de garantir o acesso da pessoa com deficiência à justiça e aos seus direitos. É preciso garantir dignidade, acessibilidade e acolhimento à pessoa com deficiência vítima de violência”.

Violência contra a mulher
Em sua fala o deputado Dr. Vicente também cobrou ações diante do crescente número de feminicídios no estado. No mês de janeiro foram registrados oito assassinatos de mulheres por parceiros ou ex-parceiros . Isso equivale a um assassinato a cada quatro dias.

“Tivemos um janeiro de terror. Esse foi o começo de ano com o maior número de vítimas desde 2015. As mulheres são mortas dentro de um contexto de uma cultura machista, que enxerga a mulher como propriedade e a subjuga. Infelizmente, nosso estado carrega a marca de ser um dos estados com o maior número de casos de violência contra a mulher no país. Não podemos ficar omissos a isso”, cobrou.

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB

(48) 99127 8540

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar