Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/12/2015 - 10h31min

Deputado Gabriel Ribeiro propõe a Semana Estadual do Coração

Imprimir Enviar
Deputado Gabriel Ribeiro

A cada ano, mais de 300 mil brasileiros morrem por problemas cardiovasculares (infarto e acidente vascular cerebral - AVC), número que supera em muito as tragédias ocorridas nas estradas do país, onde são registrados em torno de 42 mil óbitos anuais. Para fomentar reflexão e debate em torno do problema, o deputado Gabriel Ribeiro (PSD) apresentou projeto de lei propondo a criação da Semana Estadual do Coração, sempre entre 24 e 30 de setembro.

A ideia e dar ao tema a visibilidade obtida com as campanhas Outubro Rosa (câncer de mama) e Novembro Azul (próstata), quando há uma série de debates e incentivo para que as pessoas tomem cuidados para evitar essas doenças o câncer.

As doenças cardiovasculares são responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil, e a maioria das vítimas são homens com média de 56 anos, conforme o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, de São Paulo. E conforme o Ministério da Saúde, o Brasil está entre os 10 países com maior índice de mortes por doenças cardiovasculares.

“Para diminuir esse quadro é fundamental maior conscientização da população quanto à prevenção e aos fatores de risco”, comenta Gabriel Ribeiro. Um homem fumante tem cinco vezes mais propensão a ter um infarto do que um não-fumante. E os riscos provocados pelo comportamento superam inclusive histórico familiar de doença cardiovascular, alerta o Ministério da Saúde.

Prevenção

As orientações abaixo são do médico José Carlos Nicolau, diretor de unidade do Incor/SP

- Consultar o médico com regularidade;

- Aferir a pressão arterial;

- Controle de peso;

- Controle nutricional;

- Avaliação física;

- Homens sem histórico familiar de doenças cardiovasculares devem visitar o médico a cada cinco anos até completarem 40 anos. Depois uma vez por ano.

Voltar