Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/02/2022 - 13h23min

Comissão fará audiência sobre integração de sistemas viários

Imprimir Enviar
FOTO: Divulgação Arteris

A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa (Alesc) promove nesta terça-feira (22), às 10h, audiência pública virtual/presencial para tratar da mobilidade urbana e integração dos principais sistemas viários da Grande Florianópolis. A principal obra em andamento na região é a do contorno viário que, quando finalizada, terá 50 km de extensão em pistas duplas, quatro túneis, sete pontes, 1.163 áreas desapropriadas e investimento total de R$ 3,7 bilhões.

A intenção dos promotores da audiência - PT da Microrregião de Florianópolis e Bancada do PT na Alesc -, é debater a situação do sistema viário da região que envolve as BRs 101 e 282, concessionárias (do contorno viário e da BR-101), o governo do Estado com as SCs e os municípios com as suas principais vias.

Segundo o deputado Fabiano da Luz, líder da Bancada do PT na Alesc, a obra do contorno viário da Grande Florianópolis foi concessionada ainda no governo Lula, em 2008, com um baixo preço de pedágio, na época chamado de “social” e terá alto impacto na região. “A partir deste debate, a proposta é desenvolver ações para cobrar um plano de mobilidade urbana e desenvolvimento econômico para a microrregião, envolvendo o governo do Estado e os municípios”, afirmou.

Com quase uma década de atraso, o cronograma aponta o fim da obra do contorno viário para dezembro de 2023, ou seja, 11 anos a mais que o plano inicial da concessionária Arteris Litoral Sul, que venceu a licitação em 2008 e anunciou o prazo final da obra para 2012.

Durante a audiência, haverá manifestações de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da superintendência do DNIT/SC, da Arteris Litoral Sul, da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de SC, da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Suderf), das prefeituras e secretarias municipais de transportes e obras da região. Também estão convidados vereadores, Fiesc, UFSC, FCDL, Fecesc, Associações Comerciais e Industriais da Grande Florianópolis e representantes sindicais.


 

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar