Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/02/2023 - 14h22min

Bancada prega diálogo, democracia e respeito com governos federal e estadual

Imprimir Enviar
Bancada do PT na Assembleia Legislativa FOTO: Susana Rigo

A deputada Luciane Carminatti e os deputados Fabiano da Luz, Neodi Saretta e Padre Pedro Baldissera, da bancada do Partido dos Trabalhadores, reeleitos em outubro do ano passado, tomaram posse nesta quarta-feira (1º) para mais um mandato na Assembleia Legislativa (Alesc). As expectativas dos parlamentares para a nova legislatura é de estabelecer diálogo com os governos do Estado e federal, em clima de muito respeito e democracia.

"O diálogo vai ser a nossa palavra chave, inclusive com o governador Jorginho Mello, com quem, esperamos, esteja aberto para conversar", destacou o deputado Fabiano da Luz, líder da bancada.

“Agora temos um governo federal com o qual dialogamos e queremos que ele olhe para Santa Catarina e viabilize obras estruturantes e políticas públicas”, ressaltou a deputada Luciane.

Entre as metas da deputada para os próximos quatro anos estão fortalecer a valorização da educação (plano de carreira) e da inclusão social das crianças e adolescentes autistas, além do enfrentamento à violência contra a mulher. “Temos ainda todo o debate do financiamento da assistência social, da cultura e da economia solidária, que são áreas que avançaram, mas que precisamos dar um salto maior.” A essas causas, ela acrescenta as lutas dos movimentos negro, LGBTQIA e de proteção ao meio ambiente.

O deputado Neodi Saretta listou muitos desafios pela frente em termos de obras e serviços, mas vai tratar o tema da saúde de forma muito especial. “O Estado precisa de ações definitivas para resolver os problemas desta área. Estamos numa nova conjuntura nacional. O presidente Lula tem procurado governar a favor de todos os brasileiros e com certeza Santa Catarina vai receber a atenção que merece. Caberá a nós levarmos as demandas, os pleitos.”

Saretta destacou que vai intensificar a cobrança para a resolução do problema das filas por cirurgias, onde mais de 100 mil catarinenses aguardam por atendimento e das rodovias, que ficaram relegadas na gestão do ex-presidente.

Para o deputado Padre Pedro Baldissera, o governo do presidente Lula alimenta uma expectativa nova na formulação de políticas públicas voltadas para a grande maioria da população, que, segundo ele, é o papel do Estado. “Na Alesc, vamos intensificar e consolidar o trabalho como as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). Desejamos que todos os municípios catarinenses tenham instalado uma ou outra, ou todas as práticas e para isso vamos promover capacitação e formação através do Forpics, fórum criado na Alesc com o objetivo de ampliar o uso dessas terapias no Sistema Único de Saúde (SUS).”

Padre Pedro vai seguir trabalhando pela agroecologia, pela produção de alimentos saudáveis, pela redução do uso de agrotóxicos, por encaminhamentos de políticas públicas para o fortalecimento da meliponicultura e policultura e dar continuidade ao trabalho que envolve as águas.

“Nos últimos 20 anos, tivemos estiagem ou chuvas intensas em algum ponto do Estado. A seca tem se intensificado com consequências graves. Os lençóis e rios estão perdendo a capacidade e comprometendo a quantidade e a qualidade da água, o que tende a se agravar com o aquecimento global e a crise climática. Precisamos de ações para amenizar esta situação e conviver com os períodos longos de estiagem.”

O deputado Fabiano da Luz continua o trabalho no Parlamento com harmonia e dedicação. “Temos um grande caminho trilhado e muitas bandeiras, pautas e necessidades, especialmente as questões sociais e humanas. O Estado tem que ter este olhar daquilo que é dever dele, sempre buscando diálogo.” No âmbito federal, o parlamentar ressaltou que o compromisso do presidente Lula com SC é muito diferente, mais sério e responsável e de realizações.

“Nós vamos ter a responsabilidade de não só representar o governo federal em SC, mas de cobrar a presença, e a realização de obras históricas que não foram feitas nos últimos quatro anos , como a manutenção das rodovias. Isto vai forçar uma conversa conosco e com o governo do Estado, com quem queremos uma boa relação.”

 

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar