Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 05/08/2022

Força do turismo consolida crescimento de Laguna

Imprimir Enviar
Rica em história, Laguna é terra natal de Anita Garibaldi, a Heroína de Dois Mundos.

As baleias francas e os botos pescadores são peças fundamentais para o desenvolvimento não só de Laguna, mas de toda a região. As leis criadas pela Assembleia Legislativa que atuam pela divulgação e preservação das duas espécies consolidam a força de ambas, que somadas ao patrimônio histórico criado pela vida heroica de Anita Garibaldi, fomentam o crescimento do turismo no litoral Sul de Santa Catarina.

Guia de turismo da prefeitura de Laguna, Tatiana Iarrocheske nasceu em Canoinhas, no Planalto Norte, a cerca de 460 km de distância. Apaixonada pelo mar e avessa ao frio da terra natal, ela, que desde 2009 trabalha com turismo, fala com orgulho da cidade que a acolheu e dos mais de 40 pontos que movimentam a economia local. Cada turista que vai até lá acaba fortalecendo a rede hoteleira, restaurantes e o comércio do município. Segundo ela, o turismo é, sem dúvida, um grande fator econômico.

Para Tatiana, o somatório de significados da importância do farol; de Anita Garibaldi - lagunense que foi parar na Itália lutando pela liberdade de tantas cidades e é exemplo para as mulheres; do boto pescador, que vive e se reproduz nas águas de Laguna e participa da pesca artesanal, ajudando o pescador; são a grande força do município. “A sensação incrível de presenciar o avistamento dos botos por turistas que vêm do mundo todo para assistir o boto trazer os peixes, é uma emoção muito grande até para nós que já estamos acostumados”, comentou.

Além das belezas naturais, Laguna é a terceira cidade mais antiga do Estado, atrás de São Francisco do Sul e Florianópolis. E falando no passado, fica claro que, mesmo se não existissem baleias, botos, o Farol de Santa Marta e até mesmo Anita Garibaldi, o local estava destinado a ter relevância. Em 1494, antes mesmo de o Brasil ser descoberto, Laguna entrou para a história da humanidade ao ser incluída como um dos dois pontos do Tratado de Tordesilhas, que dividiu entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela as terras que já tinham sido descobertas e as que estavam por descobrir pelos dois reinos europeus.

Voltar