Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 13/05/2022

Deputado traz da Câmara de Vereadores a atuação municipalista na Alesc

Imprimir Enviar
Deputado Ricardo Alba (União) começou a carreira política como vereador em Blumenau.

Professor dos cursos Direito e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Ricardo Alba gostava de política, mas nunca havia participado de atividades ligadas a partidos ou eleições. Até que, movido por um sentimento próprio, de renovar o Poder Legislativo na cidade onde nasceu e cresceu, decidiu se candidatar em 2016. Eleito, desenvolveu no mandato de vereador a característica que, anos depois, forjaria a trajetória na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, atuando como um deputado estadual municipalista.

“Me deixa muito orgulhoso ter conseguido ser vereador no meu município de origem, de ter feito um belo trabalho na educação, na saúde, ajudando o Executivo Municipal. Um trabalho que foi reconhecido não só em Blumenau, mas em todo o Vale do Itajaí. A gente conseguiu depois se eleger deputado estadual e tivemos uma expressiva votação no municio com 36 mil votos”, conta.

A força de voto na região, que Alba considera “muito grande”, o levou a ser o deputado mais votado de Santa Catarina em 2018. De acordo com ele, isso foi “algo que trouxe por si uma grande responsabilidade de mostrar resultados e trabalho”, de estar presente na maior parte possível dos municípios. “Hoje não faço um mandato regionalizado, faço um mandato estadualizado, em todas as regiões catarinenses, atendendo a comunidade, estando presente e vendo quais são os problemas que trago para a Assembleia Legislativa para ajudar a resolver. Até pelo fato de ter sido vereador, trago comigo uma bandeira municipalista muito forte, que é estar constantemente nos municípios atendendo essas demandas”, explica.

Segundo Alba, é assim que um parlamentar consegue ver quais são os problemas para poder buscar as soluções. “Eu vejo que essa é a principal tarefa de um deputado, ser uma ponte de contato, um auxílio ao desenvolvimento dos municípios. E ajudar a melhorar a vida das pessoas em cada bairro, cada rua de todas as cidades. Ter sido vereador faz toda a diferença, pois a gente sabe que a vida acontece na base, na rua, no bairro. Na rua que precisa ser asfaltada, no posto de saúde que precisa ter médico e medicamento, na escola que precisa de reforma para a educação ser feita cada vez com mais qualidade”, argumenta.

Burocracia e dificuldade
Obstáculos toda atividade política tem, avalia Alba. “A gente encontra muita burocracia, muita dificuldade em fazer a boa política acontecer, mas com muito esforço e dedicação a gente consegue fazer muita coisa”, destaca. Na opinião dele, tendo “boa vontade” é possível colocar em prática a política séria para levar “mais qualidade de vida a cada um dos catarinenses”.

“Isso eu faço todo dia. Coloco o pé na estrada, vou na comunidade, faço meu trabalho sendo a voz e os ouvidos dessas comunidades para que eu possa, cada vez mais, resolver problemas. E problemas sempre se encontra. A gente vê carências, necessidades, prefeito que precisa de ajuda, e então é agir para encontrar soluções para essas situações”, avalia.

Para Alba, infraestrutura é fundamental para o Estado. “Santa Catarina necessita de um olhar acentuado para as rodovias não só estaduais, que estão em péssimo estado de conservação. E as estradas municipais que precisam de pavimentação, asfalto e, muitas vezes, por recursos do Estado que são intermediados pela ação dos deputados. É fundamental que a gente dê uma olhada com mais afinco e propriedade para a infraestrutura viária”, conclui.

Voltar