Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/11/2015 - 17h03min

Sessão especial marca 10 anos do ensino a distância da Uniasselvi

Imprimir Enviar

O Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), de Indaial, comemorou a passagem de 10 anos de instalação do Ensino a Distância (EAD) no Plenário Osni Régis, durante sessão especial da Assembleia Legislativa, realizada na noite dessa sexta-feira (27). “Nosso lema foi copiado do mestre renascentista Leonardo da Vinci, ‘não basta saber, é preciso saber fazer’, este é o paradigma do conhecimento moderno”, afirmou o professor José Tafner, fundador da Uniasselvi, acrescentando que vivemos a época da formação continuada e da diminuição do tempo de graduação.
Tafner rememorou as dificuldades para convencer o Ministério da Educação a autorizar o funcionamento da Uniasselvi, assim como a luta para incluir os alunos de ensino a distância nas bolsas do Artigo 170 e para equiparar os formandos em EAD aos concluintes dos cursos superiores regulares para fins de concursos públicos. Mário Marcondes (PR), propositor da homenagem, foi também o autor da ação judicial que incluiu alunos de EAD nas bolsas do artigo 170. “Era um absurdo, em setembro de 2014 saiu a decisão favorável, hoje milhares de alunos conseguem permanecer estudando com bolsas de estudo devido a esta conquista”, frisou o deputado. O ex-deputado Sérgio Grando, autor da Lei nº 18.744/2009, que proibiu a discriminação daqueles que possuem formação superior nas modalidades de ensino a distância ou semipresencial, contou que havia municípios que não aceitavam formados em EAD nos concursos públicos. “Atualmente o mundo está conectado, o conhecimento está no ar, basta um código para acessar o conhecimento”, declarou Grando, ponderando que o aluno de AED aprende mais que o estudante presencial quando se propõe a conhecer.

Para o presidente da Associação Catarinense de Ensino a Distância (Acead), Luciano Formighieri, a Uniasselvi é um exemplo de sucesso. “Começar em uma cidade de 30 mil habitantes não é fácil, a Uniasselvi é um super case de sucesso, o mérito é de cada um dos professores e colaboradores, vocês construíram essa grande instituição”, afirmou o presidente da Acead.
O reitor Unialssevi, professor Hermínio Klock, agradeceu o gesto do Parlamento. “Uma homenagem é sempre bem-vinda”. Segundo Klock, a Uniasselvi cresce a cada ano e hoje conta com mais de 85 mil alunos matriculados na modalidade EAD. “Estamos credenciados para ofertar EAD em todo Brasil, saímos de Santa Catarina e estamos em 12 estados, saltamos de cinco para 48 unidades próprias e parceiras, nos tornamos uma referência nacional”, informou o reitor, que garantiu que o modelo de EAD semipresencial “é o que melhor integra os estudantes”.
Hermínio Klock agradeceu o apoio e a dedicação à causa do EAD por parte do deputado Mário Marcondes. “Seu trabalho na área jurídica deu acesso a muitos estudantes”, explicou o reitor, que convidou o parlamentar a continuar lutando para ampliar os atuais 10% dos recursos do Artigo 170 direcionados aos estudantes de EAD. “Vou enfrentar o debate, mas vou precisar do apoio da comunidade acadêmica”, afirmou Mário Marcondes.
Os homenageados da noite:
Hermínio Klock, reitor da Uniasselvi
José Tafner, fundador da Uniasselvi
Malcon Anderson Tafner
Marlon Jacson Tafner
Marlen Cláudia Tafner
Henrique Klock
Luiz Polidoro, ex-prefeito de Indaial
Lorival Kruger, juiz de direito e organizador do curso de Direito da Uniasselvi
Professor Evandro André de Souza, primeiro orientador de EAD da Uniasselvi
Rosane Marlei de Souza Schmit, primeira aluna de EAD
Cleidi Lange Velthuis, primeira funcionária da Uniasselvi
Ex-deputado Sérgio Grando
Luciano Formighieri, presidente da Acead
Bernardo Calixto Knabben, representante do polo presencial de Florianópolis
Gonter Bartel, representante do polo presencial de Blumenau
Terezinha Silvia Knabben, representante do polo presencial de Palhoça
Janete Michels, representante do polo presencial de Capivari de Baixo
Valquíria Luiza Tafner da Cunha, representante do polo presencial de Itapiranga
Volnei de Bona Sartor, representante do polo presencial de Criciúma
Karen Wegen, representante do polo presencial de Joinville
Fernando Tolardo, representante da Ativa Propaganda
Maria Ieda Monteiro, prospectora recordista em matrículas em um único edital
Vítor Santos
AGÊNCIA AL

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar