Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/05/2016 - 14h09min

Legislativo celebra 30 anos do DC, “jornal que nasceu surpreendendo”

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa celebrou os 30 anos de fundação do Jornal Diário Catarinense, que circulou pela primeira vez em 5 de maio de 1986. “Vejam a coragem de Mauricio Sirotsky Sobrinho em investir em um novo jornal que nasceu surpreendendo: máquinas de escrever deram espaço aos computadores na primeira redação informatizada do estado”, lembrou Ademir Arnon, presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), durante sessão especial realizada na noite dessa quinta-feira (5), no plenário Osni Régis.
Dirce Heiderscheidt (PMDB) exibiu na tribuna o exemplar número um do DC. “É um dia histórico para a imprensa, são trinta anos de circulação de um jornal que liga Santa Catarina de ponta a ponta, uma missão construída a várias mãos, que escrevem e retratam nossa história, os dramas e as alegrias diárias dos catarinenses”, declarou a representante de Palhoça, que ressaltou que o DC foi o primeiro jornal do estado a enviar repórteres para a Copa do Mundo e Olimpíadas.
Gabriel Casara, diretor de jornais do Grupo RBS, agradeceu o gesto da deputada Dirce. “De maneira bacana propôs esta homenagem ao Diário Catarinense, são 30 anos do maior jornal do estado, é hora de olhar para trás, ver a experiência, processar os erros”, afirmou Casara, que destacou o cenário de transformações do jornalismo. “Redefinimos nossa rota e propósitos e nos colocamos ainda mais próximos dos catarinenses, articulando as forças regionais”, informou o dirigente.
Da tribuna da Casa do Povo, Casara reafirmou o compromisso do DC com as demandas da comunidade e explicou que atualmente o jornal está focado na segurança pública. “Essa causa também é nossa, estamos acompanhando carências e apontando soluções”, afirmou o diretor, que comparou o esforço editorial concedido à segurança pública ao apoio dado à luta pela duplicação da BR-101 nos anos 1990. “Apoiamos iniciativas que transformam a vida das pessoas”, justificou Casara.
Gelson Merisio (PSD), presidente da Casa, enfatizou a importância do DC e parabenizou os colaboradores do jornal. “O catarinense é um povo que cobra, participa e é seletivo nas escolhas, e faz isso pela qualidade das informações que recebe”, opinou Merisio.
Homenagens especiais
Na oportunidade foram homenageados entidades, empresas e pessoas que fizeram a história do DC nessas três décadas. Destaque para a jornalista Angela Bastos, “a repórter mais premiada do DC”, que conquistou o prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo em 2015; e  o fotógrafo Antonio Carlos Mafalda, que faturou o mesmo prêmio em 1984, na categoria fotografia.
Também foram homenageados a leitora Margot Ursula Krause Teixeira, que em 1994 escreveu uma carta que, publicada, originou a mobilização popular pela duplicação da BR-101; e Édio Librizzi, proprietário do restaurante Macarronada Italiana, em Florianópolis, um dos mais antigos assinantes do DC.
Exposição fotográfica
A Galeria Ernesto Meyer Filho, localizada no Hall de entrada do Palácio Barriga-Verde, exibiu cerca de uma dezena de fotografias que estamparam capas do DC nesses trinta anos. Entre elas, duas que embriagam os olhos e fazem tremer a alma. A primeira, de Alvarélio Kurussu, estampa a Serra do Tabuleiro coberta de neve em 2013, com os prédios e os casarios do Estreito e de Capoeiras em primeiro plano.
A segunda, de Marco Fávero, retrata a destruição causada pelo tornado que varreu partes da cidade de Ponte Serrada, no Oeste, em 2015. Trata-se de uma casa simples, de madeira, com oitões e telhado tragados pelo vento. No centro, a dona da casa posa sob o teto azul do céu: o chão já está varrido e as roupas que sobraram estão dobradas sobre a cama indicando que a vida continua.
Prestígio em alta
Prestigiaram a sessão solene os deputados Leonel Pavan (PSDB), Vicente Caropreso (PSDB), João Amin (PP), o deputado federal Cesar Souza (PSD), além do presidente do Grupo RBS em Santa Catarina, Mário Neves, o presidente da Fiesc, Glauco José Corte, o desembargador João Henrique Blasi e o secretário de Educação, Eduardo Deschamps.
Homenageados da noite
Gabriel Casara, diretor de jornais do Grupo RBS
Ademir Arnon, presidente da ACI
Glauco José Corte, presidente da Fiesc
Eduardo Deschamps, secretário de Estado da Educação
Felipe Malta, vice-presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de SC
Silvana Silveira Medeiros, diretora do Instituto Guga Kurten
Maria Gertrude da Luz Gomes, da Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Avos)
Ely Diniz da Souza Filho, do Instituto Festival de Dança
Ricardo Stodieck, presidente do Parque Vila Germânica
Antonio Koerich, do grupo Koerich, anunciante
Major PM Reginaldo Rocha de Souza, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)
Derly Massaud de Anunciação, diretor do DC de 1987 a 2002
Cacau Menezes, colunista social do DC desde a primeira edição
Moacir Pereira, colunista político
Juliana Wosgraus, colunista social de 1995 a 2015
Angela Bastos, a repórter mais premiada do DC
Carlos Machado Fehlberg, diretor de redação de 1991 a 1998
Antonio Carlos Mafalda, fotógrafo
Margot Ursula Krause Teixeira, leitora do DC
José Eduardo Azevedo Fiates
Euclídia Cunha Cachoeira Dalsasso, professora destaque do projeto “DC na Sala de Aula”
Édio Librizzi, assinante do DC

Vítor Santos
AGÊNCIA AL

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar