Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/11/2018 - 13h31min

Imprensa da Assembleia Legislativa, há 50 anos informando os catarinenses

Imprimir Enviar

Os releases eram datilografados e copiados por mimeógrafo. No laboratório de fotografia eram reveladas as principais imagens do dia do Parlamento. As entrevistas dos deputados eram gravadas em fitas e enviadas por ônibus para o interior do estado. Era uma pequena sala, com poucos colaboradores, anexa à presidência da Casa. Assim começava, em 1968, a história da comunicação institucional da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, chamada naquela época de assessoria de imprensa.

Para comemorar o marco dos 50 anos, será realizada uma Sessão Especial na próxima quarta-feira, 28, no Plenário da Casa, homenageando os servidores que chefiaram o departamento e os pioneiros na fotografia e na assessoria de comunicação.

Embora a tecnologia tenha alterado os trabalhos e facilitado a distribuição das notícias, o objetivo da Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Alesc continua o mesmo, levar informação com qualidade e de forma democrática para o maior número de catarinenses. Atualmente a DCS é composta por três veículos de comunicação: TVAL, Agência AL e Rádio AL.

Além desta estrutura, desde 2010 conta também com a Gerência de Redes Sociais, encarregada de informar a população através do Facebook, Youtube e do WhatsApp. Só no Facebook são 119.760 curtidas. Foram mais de 25 milhões de usuários alcançados ao longo de 2017.

A diretoria também produz todo conteúdo jornalístico direcionado à imprensa e aos cidadãos, distribuídos através da assessoria de comunicação, pela Sala de Imprensa. De acordo com o presidente, deputado Silvio Dreveck, a Diretoria de Comunicação Social é um dos principais pilares da Casa, pois é responsável por aproximar o parlamento dos catarinenses.

Atualmente a RÁDIO AL e a TVAL são responsáveis pela cobertura em tempo real dos principais acontecimentos na Alesc. A Rádio AL também faz a geração de conteúdos para as emissoras do estado, alcançando aproximadamente 250 rádios. A TVAL tem 24 horas de programação disponível, tanto por transmissão a cabo quanto em canal aberto na região da Grande Florianópolis. Os conteúdos da Agência AL, textos, fotos, áudios e vídeos estão disponíveis em arquivos para download, facilmente acessíveis no Portal Alesc.

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar