Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/05/2021 - 16h38min

Impeachment e corte de verbas federais protagonizam as discussões na Alesc

Acompanhe as movimentações no Parlamento catarinense na primeira semana de maio
Imprimir Enviar
Os deputados Marcos Vieira (PSDB), José Milton Scheffer (PP), Valdir Cobalchini (MDB) e Fabiano da Luz (PT), participaram a partir do plenário da Casa

A primeira semana de maio registrou importantes discussões na Assembleia Legislativa, como o corte de verbas federais para Santa Catarina, que repercutiu no plenário e também foi tema de Audiência Pública. O Plenário também aprovou importantes projetos de lei e derrubou vetos do Governo do Estado, garantindo estabilidade, durante à pandemia, aos funcionários que colaboram no sistema prisional e na área da saúde contratados temporariamente. O Parlamento também se solidarizou com os familiares e amigos das vítimas do município de Saudades, no Oeste. O desfecho da semana ficou por conta do julgamento final do governador Carlos Moisés da Silva pela acusação de crime de responsabilidade na compra fraudulenta dos 200 respiradores não entregues. O governador foi absolvido na tarde da sexta-feira (7) pelo Tribunal Especial de Julgamento, em sessão realizada por meio de videoconferência.

Impeachment: Moisés retorna ao comando do Estado
Moises precisava de quatro votos para retomar o comando do Estado e foi exatamente este o número recebido no Tribunal Especial de Julgamento. O governador, afastado do cargo desde 30 de março, retornará ao comando do Estado ainda na sexta-feira (7). Dos dez integrantes da comissão, cinco desembargadores votaram pela condenação pela compra dos respiradores pagos e que não foram entregues. Entre os deputados, apenas Laércio Schuster votou a favor do impeachment. Os parlamentares, em sua maioria, entenderam que o arquivamento da investigação em outras instituições como no Superior Tribunal de Justiça (STJ), na Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) era motivo suficiente para a absolvição.

Parlamento enlutado pela tragédia em Saudades
A Alesc, em nome dos 40 deputados, se solidariza com os familiares, funcionários da escola e com a população do município de Saudades. Em clima de consternação, parlamentares se manifestaram da tribuna da Alesc propondo que o poder público disponibilize atendimentos psicológicos como forma de apoio aos afetados pelas perdas. Eles também defenderam uma ampla investigação pela Polícia Civil.

Parlamentares cobram recomposição de verbas para SC
A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano decidiu em Audiência Pública que pedirá apoio ao Fórum Parlamentar Catarinense para a recomposição dos mais de R$130 milhões em recursos federais retirados de Santa Catarina. Será encaminhado um documento ao fórum, composto por 16 deputados federais e três senadores, solicitando que atuem junto ao presidente da República e seus ministros. A perda deste repasse, que seria utilizado em obras de infraestrutura, recuperação ambiental e na saúde, também repercutiu no Plenário da Casa, levando os parlamentares a aprovarem por unanimidade uma moção contra os cortes. Santa Catarina é o sexto maior estado arrecadador de tributos federais.

Contrapartida estadual também não acontecerá
Vale lembrar que em abril os deputados aprovaram dois projetos enviados pelo governo que autorizava o Estado a repassar cerca de R$400 milhões para execução de obras em rodovias federais, como a duplicação da BR 470. Porém, nesta semana, o envio da verba que poderia garantir a continuidade das obras foi vetado pelo próprio governo estadual.

Saúde continua sendo pauta na Alesc
O Plenário aprovou por unanimidade um projeto de lei que isenta de ICMS o oxigênio medicinal, com objetivo de facilitar o acesso ao produto, escasso pelo aumento nos casos de Covid-19. Outro destaque foi a aprovação do projeto que prevê a distribuição gratuita de aparelho medidor de glicose para crianças inseridas em programa de educação para diabéticos. Ambas iniciativas precisam ainda da sanção do Governo Estadual.

Feiras e eventos tornam-se essenciais
Os deputados estaduais aprovaram a proposta que reconhece feiras e eventos como atividades essenciais. A iniciativa pretende evitar que mais empregos sejam perdidos neste ramo. A medida garante que seja permitida a ocupação mínima de 50% dos espaços onde os eventos serão realizados, mesmo em períodos de pandemia, epidemia, calamidade e emergência.

Alesc garante direito a trabalhadores do sistema prisional
O projeto de lei que proíbe a dispensa de servidores contratados em caráter temporário (ACT) durante a pandemia da Covid-19 foi vetado pelo governo. Porém, o Plenário da Alesc rejeitou o veto por entender que a medida garante a manutenção do sistema prisional em SC. Com a derrubada, mesmo sem aprovação do governo, o projeto se torna lei.

Virou lei
Alesc aprovou esta semana mais três propostas que tratam sobre conscientização. A primeira versa sobre campanha de enfrentamento à violência contra a mulher em eventos realizados ou patrocinados pelo Governo do Estado. A segunda também trata de uma campanha, mas neste caso sobre a importância da doação de sangue, que deve ser exibida em todas as competições esportivas e eventos culturais no estado. A última institui o portal da transparência nas escolas públicas, com informações sobre servidores e estrutura organizacional, a fim de que a comunidade possa acompanhar investimentos e obras. Os projetos aguardam aprovação do governador.

Alesc mais próxima dos prefeitos
Os prefeitos catarinenses vão ter uma sala para trabalhar quando visitarem a Assembleia Legislativa. A novidade foi anunciada na tarde de quinta-feira (6), durante uma visita do presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) ao Parlamento. A sala dos prefeitos está sendo reformada e equipada com aparelhos de informática. A parceria prevê ainda um convênio entre os meios de comunicação da Alesc (Agência AL, Rádio AL e TVAL) com a Rede de Comunicação da Fecam para divulgação das atividades dos prefeitos no Palácio Barriga Verde. Vale lembrar que a Alesc já possui uma sala destinada aos vereadores e cumpre assim seu papel de dar suporte a todos os municípios através de seus representantes.

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar