Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/04/2016 - 16h58min

Frente Parlamentar da Economia Solidária é reinstalada na Assembleia

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa reinstalou na tarde desta terça-feira (26) a Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas para a Economia Solidária. O grupo, que será coordenado pela deputada Luciane Carminatti (PT), pretende atuar principalmente na criação de uma política estadual em prol da economia solidária.
Representantes do fórum catarinense e dos fóruns regionais da economia solidária, de universidades e do governo estadual participaram do ato de reinstalação da frente, realizada na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa. Os deputados Dirceu Dresch (PT), Maurício Eskudlark (PR), Neodi Saretta (PT), Ricardo Guidi (PSD) e Natalino Lázare (PR) também participaram do ato.
“Nosso objetivo é somar esforços com as instituições, órgãos públicos e entidades representativas em defesa da elaboração e execução de políticas públicas em prol da economia solidária”, afirmou Luciane. “A frente parlamentar traz essa discussão pra dentro da Assembleia.”
Durante a cerimônia, a deputada protocolou um projeto de lei de sua autoria que cria uma política estadual em prol da economia solidária. Luciane explicou que a proposta foi elaborada com base em iniciativas bem-sucedidas desenvolvidas em todo o país. “Nós faremos audiências para ouvir sugestões para aprimorarmos esse projeto, para fazer as adequações necessárias para a realidade catarinense”, comentou.
Necessidades
Conforme a representante do Fórum Catarinense da Economia Solidária, Leila Severo Martins, em Santa Catarina, o setor envolve diretamente 25 mil pessoas, em aproximadamente mil empreendimentos. “É um grupo bem diversificado, que trabalha com o objetivo de gerar renda, de forma sustentável, diferente daquela lógica do trabalho convencional”, explicou.
Entre as principais necessidades do setor, segundo Leila, estão o acesso a crédito para a aquisição de equipamentos e estruturação das atividades, a capacitação e o treinamento dos vários segmentos da economia solidária, e o apoio na comercialização. “Precisamos muito do apoio dessa frente parlamentar para emplacarmos uma política estadual que nos traga esses benefícios”, comentou Leila.
Marcelo Espinoza
AGÊNCIA AL

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar