Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/10/2014 - 22h38min

Eleições em Santa Catarina terminam com tranquilidade, diz TRE-SC

Imprimir Enviar

As eleições em Santa Catarina terminaram dentro do prazo esperado. Ibiam, cidade do Meio Oeste catarinense, foi líder na apuração de votos no estado. O vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral do TRE/SC, Sérgio Roberto Luz, informou que somente 1% das urnas apresentou problema.
Durante a apuração, o único problema foi registrado em Içara, Sul do estado, por conta de uma urna eletrônica que não funcionou. Parte dos votos dessa seção foram colhidos manualmente e a contagem também foi manual, mas até as 22 horas deste domingo o resultado não havia sido divulgado.
Balanço positivo
O presidente do TRE/SC, Vanderlei Romer, considerou as eleições no estado altamente positivas. “Tanto no aspecto das eleições em si, como na questão da aplicação tecnológica, tudo correu bem. Houve alguns percalços, principalmente em razão da biometria, mas, no geral, foi um sucesso. Sobretudo, pela mobilização dos servidores do Tribunal regional Eleitoral e dos mesários que trabalharam neste dia”.
Romer declarou, ainda, sua alegria em finalizar as eleições e apurações sem que nenhum incidente grave acontecesse. “Diante dessa onda de ataques, de verdadeiro terror em Santa Catarina, por parte de comandos criminosos, temíamos que pudesse acontecer algum atentado e isso não ocorreu”.
Ele creditou o controle da situação à firmeza do governo estadual e federal, mais precisamente ao ministro da Defesa, Celso Amorim, que enviou tropas federais para cá e, juntamente com presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro José Antônio Dias Toffoli, visitou o estado.
De acordo com o corregedor Sérgio Roberto Luz, um ponto negativo ainda é o alto índice de abstenção e de votos nulos. Já o presidente do TRE, Vanderlei Romer, considera má a aplicação financeira em propaganda eleitoral. “O que o candidato deveria aplicar fazendo proposições concretas, gasta com ataques pessoais. Isso é uma pena”.
Michelle Dias
AGÊNCIA AL

Voltar