Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/04/2015 - 16h50min

Deputados cobram apoio governamental a vítimas de tornados no Oeste

Imprimir Enviar

A destruição provocada por tornados em Xanxerê e Ponte Serrada, no Oeste catarinense, na segunda-feira (20), continuou repercutindo na tribuna na sessão plenária desta quinta-feira (23). O deputado Leonel Pavan (PSDB) disse que os governos estadual e federal deveriam agir com mais agilidade nesses casos, no entanto, reconheceu que a burocracia impõe limites aos governantes. Ele apelou a todos os setores do governo catarinense que se esforcem para agilizar os trâmites legais e disse que espera a efetiva participação do governo federal no processo de reconstrução, e não apenas visitas oficiais.

A deputada Ana Paula Lima (PT) prestou solidariedade à população do Oeste catarinense e destacou que pelo menos 10 mil pessoas foram afetadas, conforme números atualizados da Defesa Civil. “Na nossa região, no Vale do Itajaí, já estamos acostumados com essas tragédias climáticas, por isso sabemos o que as pessoas do Oeste estão passando. O povo tem pressa, a tragédia exige que os investimentos cheguem de fato aos necessitados”, cobrou a deputada.

Ana Paula esclareceu que o governo federal enviou ministros a Xanxerê para tomar conhecimento da situação e agilizar trâmites como a liberação dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a publicação da calamidade pública, mediante a qual será possível liberar recursos emergenciais para reconstrução dos municípios atingidos.

Bananicultura
O deputado Darci de Matos (PSD) relatou audiência com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, realizada na quarta-feira (23), juntamente com lideranças da bananicultura de todo o país, para falar sobre a importação de banana do Equador, possibilidade que assusta o setor. “A banana equatoriana pode causar um colapso de preço. Além disso, apresenta problemas fitossanitários, pois é contaminada pela sigatoka negra”, disse o deputado. Conforme Darci, no Equador, “os produtores fazem 70 aplicações de defensivos por ano, no Brasil, ocorrem apenas sete aplicações anuais”. O parlamentar ficou satisfeito com o compromisso da ministra em atuar para que a banana equatoriana não venha a concorrer com o produto nacional.

Voto distrital
Uma das reformas mais esperadas e que podem melhorar o país é a reforma política, conforme o deputado Fernando Coruja (PMDB). Na opinião dele, a principal modificação para aperfeiçoar o sistema eleitoral começa pelo voto distrital, aprovado na quarta-feira (22) no Senado. O parlamentar disse que o projeto sofrerá questionamentos de sua constitucionalidade, uma vez que a Constituição pressupõe eleição proporcional. Para Coruja, o voto distrital apresenta como principal vantagem o incentivo à participação partidária, no entanto, é bastante criticado porque inibiria a renovação política. “Isso já acontece no sistema proporcional, que perpetua a reeleição”, argumentou.

O deputado Ismael dos Santos (PSD) esclareceu que o projeto foi aprovado em uma comissão do Senado e agora seguirá para apreciação da Câmara dos Deputados. “O que está se propondo é o voto distrital para vereadores em municípios com mais de 200 mil habitantes. É um debate que precisa amadurecer e eu acho que vai se prolongar por mais tempo”, opinou.

Forquilhinha
Rodrigo Minotto (PDT) citou o aniversário de Forquilhinha, município do Sul catarinense desmembrado de Criciúma e que comemorará 26 anos no dia 26 de abril. O deputado lembrou que Forquilhinha deu ao país muitos nomes importantes na defesa das causas sociais, como Dom Paulo Evaristo Arns e sua irmã, Zilda Arns, ambos já falecidos. O município é o primeiro produtor de arroz em Santa Catarina, tem economia diversificada e ótimo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conforme Minotto.

Mulher no comando
Ana Paula Lima parabenizou a tentente-coronel Claudete Lehmkuhl, que assumiu na quarta-feira (22) o comando da 7ª Região da Polícia Militar e será responsável pelos batalhões das cidades de Blumenau, Brusque e Rio do Sul, que abrangem 44 municípios. É a primeira mulher do Estado a assumir um posto desse nível, por isso a enfatizou a luta dura que as mulheres enfrentam para alcançar postos de destaque. Ela disse ainda que a tenente-coronel terá um grande desafio na luta contra a criminalidade na região, que enfrenta ondas crescentes de assaltos, roubos e assassinatos por falta efetivo policial e investimento em políticas públicas. Em aparte, Jean kuhlmann (PSD), elogiou a competência da oficial e enfatizou necessidade de apoiá-la com estrutura e efetivo para que tenha boas condições de trabalho.
Agenda de eventos
Pavan convidou os catarinenses para audiência pública a ser realizada na próxima segunda-feira (27), às 16 horas, na Câmara de Vereadores de Itajaí, para tratar do fechamento da unidade da Petrobras no município. A audiência será realizada em parceria com a Assembleia Legislativa, por solicitação do presidente, Gelson Merisio.

Antonio Aguiar (PMDB) informou que no mesmo dia será realizada na Assembleia Legislativa, às 19 horas, sessão especial em homenagem aos 49 anos de existência do PMDB. Cada deputado indicou um homenageado no evento. Aguiar reconhecerá a liderança de Eduardo Rocha Faria, fundador do partido em Canoinhas. De forma coletiva serão homenageados dois ícones do partido, o senador Luiz Henrique da Silveira e o ex-senador Cassildo Maldaner, conforme destacou o deputado.
Lisandrea Costa
AGÊNCIA AL

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar