Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/03/2015 - 14h51min

Comissão de Turismo fará inspeção na Lagoa do Sombrio

Imprimir Enviar

A Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia agendou uma visita de inspeção à Lagoa do Sombrio, localizada no Sul do estado, para verificar as condições de conservação do manancial. O encaminhamento foi decidido na manhã desta terça-feira (3), durante debate entre os membros do colegiado com lideranças políticas e representantes de entidades ambientais. A inspeção, ainda sem data marcada, deve anteceder a realização de uma nova reunião para tratar do tema.
Durante o encontro, o prefeito de Sombrio, Zélio Cardoso, denunciou o atual estado de degradação da lagoa, de 16 quilômetros de comprimento e aproximadamente 5 metros de largura, tida como uma das maiores reservas de água doce de Santa Catarina. O principal problema levantado foi a proliferação da gramínea braquiária, exótica à região, que já teria tomado 120 hectares da superfície da lagoa, prejudicando a pesca artesanal. Além disso, prosseguiu o prefeito, a alteração dos sangradouros naturais em canais de escoamento de água, feita pelo Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) ainda nos anos 1960, acarretou o assoreamento do leito da reserva e a salinização gradual de suas águas. “Precisamos retomar o leito da lagoa, e de forma urgente”, cobrou.

Incluir o Executivo
Os problemas na Lagoa do Sombrio e da Lagoa do Caverá, localizada na mesma região, já haviam sido tema de audiência pública da comissão no ano passado. Do evento, foram levantados uma série de documentos que agora serão reunidos e entregues ao presidente da Fatma e ao secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Sustentável no dia 11. “Dependemos das decisões do Executivo estadual, por isso é necessário incluí-lo em nossos debates”, destacou o presidente do colegiado, Gean Loureiro (PMDB).
A medida, disse, vai preceder a realização de uma visita de inspeção à lagoa e uma nova reunião de trabalho, em conjunto com as autoridades ambientais. “Precisamos partir deste novo momento, com uma sequência de trabalhos que nos permita chegar, em algum momento, às soluções esperadas.”
Também participaram da reunião os deputados Ana Paula Lima (PT),  José Milton Scheffer (PP), Manoel Mota (PMDB) e Ricardo Guidi (PPS).

Alexandre Back
AGÊNCIA AL

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar