Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/09/2014 - 13h23min

Comissão de Responsabilidade Social encerra ciclo de workshops

Imprimir Enviar

A Comissão Mista de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na tarde desta sexta-feira (26) o último workshop regional da Certificação de Responsabilidade Social. O encontro realizado na Câmara Municipal de São José reuniu empresas e entidades com fins não econômicos, interessadas em participar da quarta edição do Prêmio Certificação e Responsabilidade Social e Troféu Destaque de Santa Catarina de 2014, que esta com as inscrições abertas até o dia 6 de outubro, no site da Assembleia Legislativa.
Ao todo foram sete whokshops realizados em diferentes municípios catarinenses, todos com o propósito de divulgar e orientar as entidades interessadas a participarem do processo de seleção. A cada encontro, a exposição de um case de empresas certificadas em 2013 ajudou a estimular a participação de novas a praticarem a responsabilidade social, que nesta edição tem como tema da certificação “Uma atitude de Valor catarinense - o equilíbrio social sustentável em suas mãos”.
Ao avaliar o trabalho realizado durante os encontros, a presidente da Comissão Mista, Adelita Adiers, destacou que a iniciativa contribuiu muito para o processo de divulgação da certificação. “Chegamos a todos os cantos do estado, instigando as boas praticas referentes à responsabilidade social, atingindo nossos objetivos de proporcionar a estas instituições a possibilidade, através do Balanço Social de ter suas boas praticas reconhecidas”. 

De acordo com Adelita, os workshops comprovam que mais empresas e instituições estão interessadas em participar do processo, bem como as empresas certificadas estão retornando para terem a validação do selo que tem validade anual. “Isso fortalece a responsabilidade social vista como uma ferramenta de gestão, que a partir de um princípio interno, mas que tem suas expressões em todos os relacionamentos da empresa”, ressalta.   
Empresa Creative Packaging
Durante a exposição do case da empresa Creative Packaging, instalada em no município de São José, o diretor executivo Maurício Coelho salientou que a instituição adotou o conceito de que antes de qualquer responsabilidade social fora da empresa é preciso praticá-la dentro. “Cumprimos devidamente nossos deveres com os 517 funcionários que compõem o quadro de profissionais, proporcionando a eles um ambiente de trabalho confortável e justo”.
Segundo Coelho, neste ambiente, o profissional tem perspectivas de crescer e apresentar um bom desempenho. O trabalhador encontra benefícios como atividade laboral diária com duração de 20 minutos, uma área de convivência com biblioteca para descanso durante seu intervalo, academia para os funcionários liberada para pratica de exercício em horário diferente do seu torno de trabalho, com acompanhamento de um profissional da area, além de uma serie de outras atividades.
Já relacionado à prática de responsabilidade social fora da empresa, Coelho destacou um contrato entre a instituição e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, que prevê a inclusão de internos do sistema prisional no mercado de trabalho. “Temos um ambiente interno na Penitenciária de São Pedro de Alcântara onde treinamos os internos que desenvolvem trabalhos para empresa. Atualmente temos o trabalho de 30 internos realizados em dois turnos, com remuneração adequada dentro desse projeto”, frisou.
Além de São José, São Miguel do Oeste, Joinville, Lages, Chapecó, Itajaí e Criciúma receberam os workshops regionais.
Inscrições
As inscrições para o Prêmio e Certificação Responsabilidade Social - Troféu Destaque SC 2014 estão abertas até o dia 6 de outubro, no site da Assembleia Legislativa. Os participantes terão seus balanços socioambientais analisados pelos membros da Comissão Mista de Responsabilidade Social e serão submitidos ao crivo da opinião pública antes da divulgação final do resultado.
A iniciativa tem por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas e entidades com fins não econômicos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão visando à promoção do bem-estar da sociedade e à preservação ambiental.

As entidades concorrem em uma única categoria. Já as empresas concorrem em três categorias, de acordo com o faturamento anual (micro/pequena, média e grande empresa). Dentro de cada categoria há dois segmentos (indústria e comércio/serviços/turismo). A seleção das premiadas e das certificadas é feita pela Comissão Mista de Responsabilidade Social.

Além do Parlamento, participam dessa comissão a Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Conede), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), Federação das Associações Empresariais de Santa (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), Observatório Social de Florianópolis (OSF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).

Tatiani Magalhães
AGÊNCIA AL

Voltar