Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/10/2014 - 12h23min

Assembleia faz homenagem aos 90 anos da Coluna Prestes

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa promove hoje, às 19h, no Plenário Osni Régis, sessão especial em homenagem à Coluna Prestes pelo aniversário de 90 anos. A solenidade atende proposição do deputado Sargento Amauri Soares (PSOL).
A Coluna Prestes foi um movimento liderado por militares que faziam oposição à República Velha e às classes dominantes da época. Composta por cerca de 1,5 mil homens, deslocou-se por cerca de 25 mil quilômetros pelo interior do país, pregando reformas políticas e sociais e combatendo o governo do então presidente Artur Bernardes e, posteriormente, de Washington Luís.

Por meio de comícios e manifestos, a coluna denunciava à população a situação política e social do país. A coluna tinha entre suas bandeiras de luta a defesa da implantação do voto secreto e do ensino fundamental obrigatório no Brasil.Conforme os historiadores, o movimento ajudou a balançar as bases, já enfraquecidas, do sistema oligárquico e a preparar caminho para a Revolução de 1930.

Luís Carlos Prestes tornou-se o ícone da marcha, ficando conhecido como “O cavaleiro da esperança”. O principal líder da coluna era Miguel Costa, mas Prestes era seu idealizador. Em fevereiro de 1927, a coluna chegou à Bolívia, onde se desfez. Muitos combatentes se exilaram ali mesmo. Prestes foi para Rússia e, posteriormente, voltou ao país como um dos líderes do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Participação especial
A homenagem à Coluna Prestes na Assembleia Legislativa contará com a presença da historiadora Anita Leocádia Benário Prestes, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, autora dos livros “A Coluna Prestes” e “Uma epopeia brasileira: a Coluna Prestes”. Anita é filha dos comunistas Luiz Carlos Prestes e Olga Benário Prestes. Ela nasceu em 27 de novembro de 1936 na prisão de mulheres de Barnim-strasse, em Berlim, na Alemanha nazista de Adolf Hitler. Olga foi entregue, grávida de Anita, pela ditadura de Getúlio Vargas ao regime nazista.

 

Lisandrea Costa
AGÊNCIA AL

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar