Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/08/2016 - 13h58min

Alesc homenageia entidades que atuam na preservação da cultura italiana

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa, atendendo a requerimento do deputado Rodrigo Minotto (PDT), realizou na noite de terça-feira (9) uma sessão especial para homenagear as entidades que atuam na preservação do legado deixado pela colonização italiana no município de Nova Veneza, no Sul do estado. Um dos destaques do evento, que reuniu lideranças políticas e representantes de associações culturais e artísticas, foram as apresentações de diversas canções e danças típicas do país europeu.
Minotto destacou que Nova Veneza é considerada a primeira colônia italiana oficialmente instalada no Brasil republicano, em 1891, e uma das cidades que mais preservam os costumes e tradições dos seus colonizadores. O município, de pouco mais de 13 mil habitantes e que ostenta o título de Capital Catarinense da Gastronomia Italiana, conta com 10 grupos que atuam na difusão da cultura dos primeiros imigrantes.
“Nova Veneza tem sua própria história e peculiaridades, que a tornam tão visitada e tão amada. Então, nada mais justo que essa homenagem a todos vocês pelo resgate e transmissão da cultura italiana em Santa Catarina e também no exterior”, disse.
Durante a sessão, o parlamentar afirmou que apresentou três projetos de lei visando conferir caráter estadual às principais festividades realizadas no município: Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio (PL 252/2016), Carnevale Di Venezia (PL 254/2016) e Festa da Gastronomia Típica Italiana (PL 253/2016).
Falando em nome dos homenageados, o vereador de Nova Veneza e agente consular da Itália, Aroldo Frigo Júnior, afirmou que a preservação cultural é o resultado do esforço constante das associações sediadas no município, como o Coral São Marcos, que tem mais de um século de existência e é reconhecido internacionalmente. “Essas entidades resgatam a nossa cultura, dos nossos antepassados, destacam nossos valores e mostram o que Nova Veneza tem de melhor. Queremos agradecer essa verdadeira batalha pela cultura.”
Também participaram da celebração os deputados José Milton Scheffer (PP), Luiz Fernando Vampiro (PMDB), Roberto Salum (PRB) e Ricardo Guidi (PSD); o prefeito de Nova Veneza, Evandro Luiz Fava; o vice-prefeito de Nova Veneza, Sérgio Alberto Spilere; o presidente da Câmara Municipal de Nova Veneza, Eloir Minatto, e o padre da paróquia São Marcos de Nova Veneza, Vilmar Moretti.

Homenageados
Aroldo Frigo Júnior, vereador de Nova Veneza
Circolo Vicentino de Nova Veneza
Grupo Musical Eco di Venessia
Associação Coral São Marcos
Comitato das Associações Vênetos de Santa Catarina
Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza
Coro do Santuário do Caravaggio
Coral Infanto Juvenil Pequenos Peregrinos de Caravaggio
Associação Coral Peregrinos da Montanha de Caravaggio
Alexandre Back
AGÊNCIA AL

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar