Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/03/2018 - 17h40min

Alesc homenageia 60 anos do Crea/SC em sessão especial

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa realizou sessão especial em homenagem ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC), na noite de terça-feira (13), em comemoração aos 60 anos de fundação da entidade. A sessão foi proposta pelo deputado Gelson Merisio (PSD) e presidida pelo deputado Jean Kuhlmann (PSD).

Com mais de 66 mil profissionais registrados e 15 mil empresas, o Crea/SC constitui o maior conselho profissional no estado e tem como principal atribuição a fiscalização da atuação nas diversas áreas da engenharia.

A homenagem da Assembleia Legislativa consolida seis décadas de uma trajetória de grandes conquistas, segundo o presidente do Crea/SC, Ari Geraldo Neumann. “A história do conselho coincide com o crescimento da engenharia, da agronomia e da indústria catarinense, que atraíram investimentos para o estado e nos colocaram numa posição de excelência tecnológica.” A fiscalização do exercício, a valorização profissional e o relacionamento com a sociedade são questões prioritárias para o conselho, conforme o dirigente. Entre as metas a perseguir, ele citou que é preciso assegurar e fortalecer a autonomia das entidades de classe, que são a base do sistema e o representam no plenário do conselho; continuar firmando parcerias com instituições de ensino e atuar para garantir harmonia entre as diferentes modalidades profissionais.

Falando em nome dos homenageados, o ex-presidente Carlos Alberto Kita Xavier frisou que o Crea é uma instituição forte e respeitada na sociedade catarinense. Ele citou alguns desafios a enfrentar, como a participação em debates e ações para garantir vistorias preventivas em locais com grande concentração de público e a criação de uma legislação específica para a manutenção predial. Também defendeu que a entidade tenha a oportunidade de contribuir para o aprimoramento das normas de segurança e atue para garantir o cumprimento da lei que assegura o acesso das famílias de baixa renda à engenharia gratuita. Citando os engenheiros Colombo Salles e Glauco Olinger como exemplos, Xavier acrescentou que é fundamental que os profissionais da engenharia ocupem cargos públicos que exigem conhecimento técnico e participem da política. “Para tanto, é necessário que sejamos bons gestores e sejamos líderes.”

A comemoração dos 60 anos do Crea/SC reuniu lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, representantes de órgãos governamentais, entidades de classe e instituições de ensino do estado, além de empresários, profissionais, professores, estudantes e colaboradores.

Homenagens
Durante o evento, a Alesc homenageou os ex-presidentes do conselho e as cinco entidades de classe reconhecidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua como precursoras, cujo atuação dos profissionais foi relevante e decisiva no processo de fundação, implantação e desenvolvimento dos conselhos regionais em seus restados. Também foram homenageados os seis funcionários mais antigos, o profissional com registro mais antigo, além de três profissionais de destaque.

Entidades de Classe Precursoras:

Associação Catarinense de Engenheiros (ACE);
Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos (ASCEA);
Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí (AEAMVI);
Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (CEAJ);
Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Itajaí (AREA-IT).
Profissionais:

Agronomia - Engenheiro Agrônomo Glauco Olinger
Engenharia - Engenheiro Civil Colombo Machado Sales
Técnico – Técnico Agrícola Nelsir Grando
Profissional com o registro mais antigo:

Eng. Civil Manoel Cecilio Ribeiro Martins
Funcionários:

Adilson Amandio Vieira
Laura Petry de Aguiar
Jurema de Aguiar
Maria Claudete Silva
Cristovão Orlandi
José Roberto Brito
Ex-presidentes:

Eng. Civil Celso Ramos Filho
Eng. Mec. e Met. Carlos Calliari
Eng. Civil Paulo Wendhausen
Eng. Eletricista Edison Macedo
Eng. Agrônomo Oly de Carvalho
Eng. Civil Wilson Lang
Eng. Eletricista Luiz Roberto Glavam
Eng. Civil Celso Ramos Fonseca
Eng. Civil Rogério Novaes
Eng. Agrônomo Raul Zucatto
Eng. Civil e de Seg. do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier
Lisandrea Costa
AGÊNCIA AL

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar