Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/09/2011 - 11h16min

Síndrome do X-Frágil é tema de encontro na Assembléia Legislativa

Imprimir Enviar

A Assembléia Legislativa sediou na manhã desta quinta-feira (22), no auditório Antonieta de Barros, o primeiro Simpósio Internacional dos Transtornos Associados à Síndrome do X-Frágil.
Este que é o quinto encontro catarinense sobre a síndrome, esta trazendo pela primeira vez palestrantes internacionais para discutir sobre o diagnóstico desta doença, que é a segunda síndrome genética mais comum no mundo.
Um dos palestrantes foi o neurologista infantil Dr. Jorge Humberto Barbato Filho, que explicou os detalhes da doença e a necessidade de atenção sobre o tema.
O encontro foi aberto pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Gelson Merisio (DEM), que destacou a importância do debate para o estado.
Segundo estatísticas mundiais, a síndrome do X-Frágil atinge um a cada dois mil meninos e uma a cada duas mil meninas, comprometendo significativamente a capacidade motora e causando retardo mental. O deputado Sargento Amauri Soares (PDT) estava presente na reunião representando o deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da comissão de saúde e grande incentivador do encontro.
Mesmo sendo uma doença comum, a síndrome do X-Frágil permanece ainda fora do conhecimento popular, gerando preconceito e descaso com os portadores da síndrome que pode ser diagnosticada em 98% dos casos com um simples exame de DNA. O autor da lei que cria a semana do X-Frágil, deputado Edison Andrino (PMDB), falou a Rádio AL sobre a importância de trazer esta doença para o conhecimento popular.
O simpósio acontece hoje (22) com palestras abertas ao público, das 08 horas até as 19 horas no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, e sexta-feira (23) na Fundação Catarinense de Educação Especial, com inicio as 13 horas e término as 18 horas, em São José.

Para mais informações sobre o encontro e a síndrome, acesse o site www.xfragilsc.com.br .

Por: THIAGO MARTHENDAL

Voltar