Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/12/2019 - 17h36min

Votação do relatório final da CPI da Ponte transferida para próxima semana

Imprimir Enviar

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga eventuais irregularidades nas obras da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, decidiram adiar para a próxima terça-feira (10), às 17h, a votação do relatório final apresentado nesta segunda-feira (2) pelo deputado Bruno Souza (Novo), como forma de poderem ler e analisar as 600 páginas da conclusão dos trabalhos iniciados em fevereiro deste ano. 

O presidente da CPI, deputado Marcos Vieira (PSDB), explicou que as reuniões desta segunda e terça-feira (3), inicialmente marcadas para leitura e votação do relatório, seriam um período curto para analisar as 600 páginas, por isso, em comum acordo entre os membros da CPI, foi decidida a transferência da votação para a próxima terça-feira. Sobre a leitura do documento, Vieira salienta que, da mesma forma como funciona o plenário da Casa, os deputados terão uma semana para ler o relatório e se darão por cientes do que foi apresentado. “Na próxima reunião, os deputados poderão fazer indagações e o relator poderá apresentar um resumo sucinto do relatório”

No total, toda documentação levantada nas reuniões da CPI, que foram realizadas em 240 dias divididos em dois períodos, foram de 26 instrumentos com 85 volumes e 18.182 páginas. O relatório final, conforme o relator, pode ser resumido em 50 páginas com as recomendações. “A maioria é probatória do que foi levantado nas reuniões, com depoimentos e apuração da documentação”, ressaltou Souza.

Participaram da reunião os deputados Marlene Fengler (PSD), João Amin (PP), Jessé Lopes (PSL), Jerry Comper (MDB), Fernando Krelling (MDB). Os deputados Sargento Lima (PSL) e Luciane Carminatti (PT) justificaram a ausência da reunião.

Rigor técnico
O relator Bruno Souza afirmou que também concordou com a prorrogação do prazo para votação por entender que os demais membros da CPI solicitaram e precisam de mais um período para se aprofundar no estudo da conclusão. Sobre o relatório final, o deputado assegurou que está com a consciência tranquila e satisfeito com o trabalho que a sua equipe realizou nestes oito meses.

“Também estou satisfeito com o trabalho da CPI, sem obstrução, um trabalho que apresentou a verdade, não houve outra motivação do que esclarecer os fatos. Tenho muita certeza do rigor técnico na busca da verdade e a certeza da coragem que foi feito o relatório, não deixando de apontar para ninguém que precisasse ser apontado. Ali tem os fatos do que aconteceu do dia 30 de dezembro de 1980 aos dias atuais.”

O parlamentar sintetizou o relatório que será lido na próxima terça-feira. “Muito por ineficiência, muito por descaso, muito por fragilidade de nossas instituições e de nossos órgãos, tanto fiscalizadores como os ordenadores de despesa. Chegamos à conclusão que temos fraudes em licitações, organização criminosa, falsidade ideológica, um rol de crimes que estão ali apontados no relatório e por isso pedimos o indiciamento de diversas pessoas do meio político e do meio empresarial para que possamos virar essa página da ponte Hercílio Luz e trazer a verdade à tona.”

Bruno Souza concluiu que foram gastos R$ 688 milhões, em valores atualizados em todos os contratos e aditivos na reforma da Ponte Hercílio Luz. “Muito dinheiro desperdiçado. Essa cifra poderia ser bem menor.”

Voltar