Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/03/2014 - 17h52min

Vereadores de Xanxerê denunciam paralisação da duplicação da BR-282

Imprimir Enviar
Presidente da Câmara Municipal de Xanxerê mostrou os problemas causados pela interrupção da obra. FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

O presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, João Paulo Menegatti (PTB), denunciou na sessão ordinária desta terça-feira (18) a paralisação da duplicação da BR-282, no trecho que corta o município do Oeste. A falência da empresa vencedora da licitação seria o principal motivo da interrupção dos trabalhos desde 2010.

“Pedimos encarecidamente a todos os deputados estaduais que nos ajudem e façam intervenção na bancada federal. Precisamos de força política para liberar esta obra”, pediu, da tribuna, o vereador. Os protestos ganharam força em fevereiro deste ano, quando a Câmara de Vereadores realizou uma sessão ordinária em cima do viaduto inacabado sobre a BR-282 em Xanxerê.

Vereadores e a população local ainda fecharam a rodovia por 11 horas. “No Brasil tudo funciona na pressão, pressão para as coisas funcionarem”. Outra queixa é contra o governador Raimundo Colombo. “Pedimos ajuda e ainda não tivemos resposta do governo do estado”, desabafou Menegatti.

Deputados cobram governo federal
Os deputados estaduais aprovaram a Moção 15/014, de autoria do petista Padre Pedro Baldissera (PT), que solicita à Presidência da República a inclusão da referida obra no Programa de Aceleração do Crescimento antes do dia 6 de abril.

Segundo João Paulo Menegatti, foram aprovados R$ 57 milhões para a obra, recursos insuficientes para a conclusão. “O Dnit não mediu a estrada direito. Agora precisa-se de mais R$ 39 milhões. O Dnit de Santa Catarina é uma vergonha para os catarinenses”, disparou o presidente do Legislativo de Xanxerê.

O deputado Reno Caramori (PP) criticou o sistema de licitações do país, onde empresas “picaretas vencem licitações e não têm condições de realizar as obras”. Reno ainda provocou a bancada do PT na Assembleia. “Os amigos da ‘Tia’ agora fizeram o requerimento, a nossa presidente”.

Dirceu Dresch (PT) rebateu. “Deputado Reno, não estamos olhando aqui se é deste ou daquele governo. Estamos lutando pelo bem da população. Eles também querem o apoio do governador do estado, que é amigo da presidente Dilma. Estamos aqui com este empenho de resolver o problema. É isso que a população espera de nós políticos”.

Maurício Eskudlark (PSD) culpou o Dnit pelo atraso nas obras. “Foi dito pelo Dnit que outubro do ano passado essas obras iriam ser retomadas. Não entendo a cobrança do governo do estado, já que a obra é federal. Esta é maior vergonha das obras paradas em Santa Catarina”.

Um dos representantes da bancada do Oeste, Gelson Merisio (PSD) procurou minimizar a discussão. “Independente de quem é o culpado, precisamos encontrar a solução. Parabéns pela iniciativa e pelo movimento da Câmara de Xanxerê. O governador esteve com a presidente e em poucos dias essa situação deve ser resolvida”, garantiu.

Manoel Mota (PMDB), Moacir Sopelsa (PMDB) e José Milton Scheffer (PP) também criticaram o modelo de licitações no país e o fato de empresas que paralisam obras continuarem a participar de licitações públicas.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar