Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/05/2013 - 10h05min

V Encontro de Mulheres Parlamentares debate participação política

Imprimir Enviar
Foto: Pedro Squizatto

A eleição da mesa diretora do Fórum da Mulher Vereadora do Estado de Santa Catarina foi o destaque da quinta-feira (9), primeiro dia do IV Encontro de Mulheres Parlamentares realizado na Câmara de Vereadores de Joinville, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.  A tônica dos debates foi a ampliação da participação feminina na política brasileira. Entre os palestrantes, estavam a pedagoga Clarice Leal e o técnico judiciário Hugo Frederico Vieira Neves que falou sobre o perfil do Legislativo catarinense.  Durante o evento, que termina sexta-feira (10), será elaborada uma carta de intenções para ser avaliada no próximo encontro previsto para acontecer em abril de 2014, no município de Chapecó. 

O processo de eleição foi coordenado pelo presidente da União dos Vereadores do Estado de Santa Catarina (Uvesc), Itamar Agnoleto, e por Fátima Garlini, ex-vereadora do município de Rio Campo e primeira presidenta do Fórum da Mulher Vereadora. Por aclamação, a mesa diretora do Fórum da Mulher Vereadora é composta a partir de hoje pelas seguintes parlamentares: Silvana Bugnotto (PP), de Pinhalzinho, que assumiu a presidência, Iara Maria Bonin, de Taió, vice-presidente, Gislaine Freitas de Jesus (PP), de Capão Alto, eleita como primeira secretária e a Pastora Leia (PSD), do Legislativo joinvilense, segunda secretária. Segundo Bugnotto (PP), o papel da mulher na política está evoluindo a passos lentos. “A cultura é machista, nós encaramos o cenário político de forma diferente e somos prejudicadas também pelo sistema de financiamento de campanhas”, definiu.

A deputada Luciane Carminatti (PT) completou afirmando que a aprovação do financiamento público de campanha iria influir diretamente no aumento de números de candidatas. De acordo com a parlamentar, as doações privadas beneficiam os homens já ancorados pelo conservadorismo dos partidos.  “As mulheres não conseguem os comandos das siglas, por exemplo”, salientou. Ao mesmo tempo, Carminatti comemorou a participação das mulheres no Parlamento estadual que chegou a marca histórica dos 10% entre 40 deputados na atual Legislatura.  

Adriane Borille Bee, agricultora, avicultora e vereadora do município de Planalto Alegre pelo PMDB, cumpre atualmente seu primeiro mandato e participou pela primeira vez do Encontro de Mulheres. Ela garante que estar em um debate de alto nível, ao lado de dezenas de outras parlamentares, a instigou a lutar mais pela maior participação da mulher e também aumentou seu compromisso de marcar sua atuação no Legislativo: “Não queremos vereadoras “laranjas”, em Santa Catarina, que simplesmente ajudam os partidos a cumprir a cota de candidatas previstas em lei. Estamos lá para representar a realidade em que vivemos. No meu caso eu conheço a realidade do campo e sei o que precisamos”.

Entre as autoridades que prestigiaram o primeiro dia do encontro estavam também o superintendente da Uvesc, Ilmar Dalla Costa, o assessor jurídico da Uvesc, Marcionei Rengel, a secretária de Assistência Social de Joinville, Tânia Eberrardt, a vice-presidenta do Legislativo joinvilense,  a Pastora Leia e a coordenadora da Escola do Legislativo do parlamento catarinense, Carla Maria Evangelista Vieira Pedrozo.

Programação de sexta-feira

No dia 10, sexta-feira, “Transferências e captação de recursos para entidades não governamentais” será o tema da primeira palestra, a ser ministrada por representante da SC Transferência. Às 9h15, servidor representante do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina falará sobre “Prestação de contas e subvenção social”. O último tema a ser debatido será a “Lei de Acesso à Informação – A LAI nas Câmaras Municipais” pelo doutorando em Direito Internacional, Tarciso Dal Maso Jardim que já atuou como observador internacional em Roma e Nova Iorque nas reuniões constitutivas do Tribunal Penal Internacional.

A tarde será dedicada à reflexão sobre “A importância da representação feminina na Câmara e no Senado”. O ministrante será o cientista social doutor em ciência política pela USP, Humberto Dantas, comentarista político diário da Rádio Estadão e da Rede Vida de TV.  O encerramento do IV Encontro de Mulheres Parlamentares de Santa Catarina está previsto para às 16h30.

Rossana Espezin
Sala de Imprensa

Voltar