Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/06/2018 - 17h53min

Universitários têm até a próxima 4ªf para se inscrever no Hackathon da Alesc

Imprimir Enviar
Os selecionados participarão de três dias de imersão e terão de apresentar propostas inovadoras para problemas as áreas de saúde, educação e segurança

Termina às 23h59min desta quarta-feira (20) o prazo de inscrição para o 1º Hackathon Cívico promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Estudantes universitários de quaisquer áreas podem participar do evento programado para os dias 29 e 30 de junho e 1º de julho.  Os interessados, que também podem estar cursando pós-graduação, podem se inscrever no site da Escola do Legislativo.

O primeiro Hackathon Cívico será realizado nas dependências do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. Além da exigência de estar cursando pós ou ensino superior, a seleção levará em conta critérios como participação em projetos de pesquisa e extensão e atuação em voluntariado, entre outros quesitos, para selecionar os candidatos. Os detalhes do evento estão na página do Facebook da Escola do Legislativo.

Os universitários selecionados participarão de três dias de imersão e debates, e terão de apresentar propostas viáveis e inovadoras para problemas relevantes nas áreas de saúde, educação e segurança, usando recursos de tecnologia, design e jogos.

Os jovens serão divididos em grupos de interesse e trabalharão nas dependências da Alesc durante quase todo o período da maratona de desenvolvimento de ideias. A programação se inicia às
19 horas de 29 de junho, sexta-feira, com orientações gerais sobre o projeto, definição das equipes, desenvolvimento das atividades, apresentação de ideias pelos participantes e votação das dez melhores propostas. A lista dos selecionados será publicada a partir das 18 horas do dia 21 de junho, na página do Facebook da Escola. Os selecionados receberão e-mail confirmando a inscrição e com orientações sobre a participação efetiva no evento. As despesas de transporte, alimentação e hospedagem ficam por conta dos próprios participantes.

No segundo dia da ação, sábado (30 de junho), os estudantes terão palestras com especialistas (veja abaixo) das três áreas indicadas e iniciarão a construção de soluções para cada um dos problemas apresentados.  No terceiro e último dia (domingo, 1º de julho), os grupos concluem suas propostas e apresentam à comissão técnica designada pela Escola do Legislativo, que será responsável por avaliar e julgar os trabalhos, indicando os três melhores.

A Alesc convocará uma sessão especial, em data ainda não definida, para homenagear os três primeiros vencedores. As melhores propostas serão encaminhadas aos presidentes de partidos que participarão das eleições estaduais majoritárias deste ano no estado, como colaboração dos jovens em possíveis ações de governo. O conteúdo também será repassado aos deputados que integram a Comissão de Legislação Participativa da Alesc.

O Projeto Hackathon Cívico faz parte do Programa Conhecendo o Parlamento Catarinense, instituído pela Resolução 8/2006, que tem como objetivo tornar acessível à população as atribuições e atividades desenvolvidas pela Alesc, além de contribuir para a formação política e o exercício da cidadania. A iniciativa está sendo organizada pela  Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira em parceria com a Politize! - uma associação sem fins lucrativos - que venceu a licitação pública para executar o evento. Todas as informações estão disponíveis no edital 001/2018 (retificação).

Quem são os palestrantes

Jorge Eduardo Tasca - é tenente-coronel da Polícia Militar de Santa Catarina, atuando como chefe da 7ª seção do Estado Maior Geral, responsável por inovação, projetos e processos. Graduado no curso de Formação de oficiais em 1995, na academia da Polícia Militar de Santa Catarina, é doutor e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e especialista em Administração de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Alexandre Oliveira - é professor de geografia de formação, sócio-fundador da Meritt, empresa de inteligência de dados para educação. Coordenou a maior plataforma de dados educacionais do Brasil, o QEdu. Hoje na Meritt continua revolucionando o mercado com produtos de correção rápida de provas, devolutiva pedagógica, relatórios de desempenho e simulados. Além do +Enem, o Guru do Sisu e o próprio QEdu, que hoje é um projeto independente devido a sua grande relevância.

Paulo Sérgio Cardoso da Silva - graduado em Administração Pública (Udesc) e Educação Física (UFSC); Especialista em Gestão em Saúde (UFSC) e Gestão Estratégica de Pessoas (UGF); mestre e doutorando em Saúde Coletiva (UFSC). Autor de livro, capítulos de livros e artigos científicos publicados na área de saúde pública. Executou a implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família no município de São José/SC. Líder do Movimento Acredito em SC.

O QUE É HACKATHON

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). A maratona pode durar entre um dia ou uma semana. Os participantes têm, entre outras possibilidades,  a oportunidade de participar de um projeto colaborativo.

Voltar