Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/10/2019 - 17h13min

Universitários participam de mais uma edição do “Estágio Visita” na Assembleia

Imprimir Enviar
Professor Antonio Barbosa foi o responsável pela palestra de abertura do Estágio Visita, que teve início nesta segunda (14)
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Quarenta e cinco universitários de 27 municípios catarinenses participam da 4ª edição do Projeto Estágio Visita, que teve início nesta segunda-feira (14), na Assembleia Legislativa. Promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a iniciativa oferece aos estudantes do ensino superior a oportunidade de conhecer e vivenciar durante três dias as atividades desenvolvidas pelo Parlamento estadual.

O evento foi aberto nesta tarde pela presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD). Ela afirmou que o projeto é um dos mais importantes desenvolvidos pela escola, por tratar da formação política e do exercício da cidadania e, principalmente, por estimular os universitários a participarem da vida política.

“Quem passa pelo Estágio Visita muda a sua forma de pensar e de enxergar o Legislativo e entende a sua responsabilidade enquanto cidadão para fazer sua parte por uma sociedade melhor”, disse Marlene.

O deputado Neodi Saretta (PT) também participou da abertura do evento. Para ele, o projeto desperta a atenção dos jovens para a importância da participação política. “Odiando ou amando a política, as grandes decisões passam por ela”, comentou.

Na palestra de abertura, o professor de História da Universidade de Brasília (UnB) Antonio Barbosa tratou do tema “O Poder Legislativo e a Constituição Cidadã”. Ele destacou o papel dos parlamentos na consolidação da democracia no Brasil e traçou um panorama da trajetória política nacional a partir da Independência, com foco no período republicano.

“A melhor maneira de nós melhorarmos o Brasil sob todos os aspectos é conhecer a nossa história”, afirmou o palestrante.

As atividades do Estágio Visita prosseguem até quarta-feira (16), nas dependências da Assembleia Legislativa. Conforme a coordenadora do projeto, Lea Cardoso Medeiros, no encerramento, os estagiários vão participar de uma oficina para a elaboração de projetos de lei. As iniciativas apresentadas pelos universitários serão encaminhadas para análise da Comissão de Legislação Participativa da Alesc.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar