Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/05/2018 - 16h23min

Tubarão realiza a 2ª Festa da Fortaia entre 1º e 3 de junho

Imprimir Enviar
O prefeito Joares Ponticelli e a corte da Festa da Fortaia, na tribuna da Assembleia

O município de Tubarão, no Sul do estado, realiza na próxima semana a segunda edição da Festa da Fortaia. Para divulgar o evento que tem como tema um típico prato da gastronomia italiana, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na tarde desta quarta-feira (23), acompanhado da corte da festa.

A fortaia é uma espécie de omelete, feita pelos camponeses italianos. A base de seu preparo são ovos e queijo colonial, servido acompanhado de salame e polenta. Conforme Ponticelli, no ano passado, ao assumir a Prefeitura de Tubarão, a Gerência de Cultura do município sugeriu a criação de uma festa que tivesse como base o prático típico dos imigrantes italianos, que colonizaram o Sul de Santa Catarina.

“O objetivo da nossa festa é resgatar e preservar essa história, que começou justamente por Tubarão, quando os primeiros imigrantes, depois de virem de navio da Itália e desembarcarem em Laguna, subiram pelo rio Tubarão em direção a todo o Sul do estado”, explicou o prefeito.

Além da fortaia, outros pratos típicos italianos também serão comercializados no evento. A programação cultural prevê a realização de bailes e a apresentação de grupos folclóricos da região.

A corte da festa, formada pela rainha Hellena Mayate Tomaz, as princesas Juliana Demétrio Berns e Ana Cláudia Ribeiro Nunes e a embaixadora Ana Carolina Ribeiro Nunes, convidou os deputados para participarem do evento. Valmir Comin (PP), Milton Hobus (PSD), Maurício Eskudlark (PR), Ricardo Guidi (PSD), Darci de Matos (PSD), Ana Paula Lima (PT) e Ismael dos Santos (PSD) destacaram a importância da festa na preservação das tradições italianas.

A 2ª Festa da Fortaia será nos dias 1, 2 e 3 de junho, na Arena Multiuso Prefeito Estener Soratto da Silva, em Tubarão. A entrada é gratuita.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar