Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/09/2014 - 15h02min

TRE-SC terá projeto-piloto na transmissão de dados das urnas eletrônicas

Imprimir Enviar

Além da identificação dos eleitores por biometria (impressão digital), para as eleições de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Cataria (TRE-SC) apresentará outra inovação: uma nova tecnologia para a transmissão das urnas eletrônicas.

O projeto será implementado na transmissão de dados de todos os boletins de urna, popularmente chamados de BUs, diretamente dos 40 locais de votação do município de São José, na Grande Florianópolis, por uma conexão até a sede do TRE-SC em Florianópolis, onde são contabilizados os votos. Segundo o coordenador de Suporte e Infraestrutura Teclológica do TRE-SC, Eron Domingues, serão utilizados equipamentos e infraestrutura dos próprios locais de votação.

“O sistema a partir do qual os Boletins de Urna serão transmitidos chama-se JE Connect, que utiliza dois dispositivos do tipo pendrive, que contém o sistema operacional e os mecanismos de segurança, além do aplicativo transportador de dados e um equipamento para gerenciar as conexões na sede do TRE-SC”, explica.

Ao final do processo, concluiu Domingues, a Justiça Eleitoral catarinense espera avaliar as questões relacionadas a novos procedimentos logísticos, que possam trazer ainda maior celeridade às apurações, sem abrir mão da segurança, bem como aferir os custos de uma eventual implantação do sistema em larga escala. (da Assessoria de Imprensa do TRE-SC)

Voltar