Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/10/2014 - 16h21min

TRE/SC amplia serviço de atendimento pelo Disque Eleitor

Imprimir Enviar
Só no primeiro turno, TRE/SC recebeu mais de 7 mil ligações. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) ampliou o serviço de atendimento pelo Disque Eleitor (0800-648-3310) para o segundo turno da eleição presidencial no estado, que será realizada neste domingo (26). De 17, o serviço foi ampliado para 27 ramais.

Segundo a coordenadora do Disque Eleitor, Simone Martins, a medida foi necessária devido à alta demanda de ligações no primeiro turno, principalmente no dia da eleição. “Tivemos relatos de gente que ficou tentando a ligação por quatro horas. Queremos atender o máximo de eleitores possível”, explica.

De segunda a quarta-feira dessa semana, o serviço funciona as 12 às 19 horas. Quinta e sexta-feira, o atendimento será das 9 às 19 horas. No sábado, das 9 às 21 horas e no domingo, das 7 às 19 horas. “A principal dúvida é sobre o título e local de votação, seguida das formas de justificativa”, disse Simone.

Segundo a coordenadora do serviço, é uma prática cultural a ligação ao TRE/SC, apesar de haver outras formas, pela internet, para o eleitor esclarecer as principais dúvidas ou checar o local de votação. “Parece que eles precisam ouvir a voz de alguém confirmando. Por isso a quantidade de ligações”, analisa. No período do 1º turno (de 25 de setembro a 5 de outubro), foram registrados 7.338 atendimentos pelo Disque Eleitor.

O TRE/SC disponibiliza em seu site a consulta ao local de votação e o caminho para os aplicativos móveis para smartphones.

Ausentes no 1º turno devem votar no 2º
Os eleitores com título em situação regular que não votaram no primeiro turno das eleições no último dia 5 de outubro podem exercer o direito de voto no segundo turno das eleições no próximo domingo. Essa é umas das principais dúvidas que chegam à Justiça Eleitoral pelo Disque Eleitor, serviço de atendimento que segue até o dia da eleição.

Os eleitores que não votaram no primeiro turno, que justificaram no dia ou não, podem comparecer ao local de votação com documento oficial com foto, conforme explica o coordenador de supervisão e orientação do Cadastro Eleitoral, Giovani Pacheco.

“É importante esclarecer que o voto é obrigatório. Logo, todos devem comparecer no próximo domingo para cumprir esse dever. Aqueles que estarão fora do município onde votam, podem procurar qualquer sessão eleitoral e preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral para justificativa”, afirma Pacheco.

Quem não justifica ausência no dia da eleição deve requerer essa justificativa ao juiz eleitoral em até 60 dias após o dia das eleições. O prazo para quem não justificou a falta no primeiro turno acaba dia 4 de dezembro. “Aqueles que têm três ausências consecutivas podem perder o título de eleitor”, afirma Pacheco. Essa situação irregular impede, por exemplo, a matrícula em universidades pública, a emissão de passaportes e a participação em concursos públicos.

Voto em trânsito
Com relação ao voto em trânsito para presidente e vice-presidente da República, só poderá fazê-lo no segundo turno quem se cadastrou até o dia 21 de agosto, prazo final de inscrição nessa modalidade de voto tanto para o primeiro quanto para o segundo ou para os dois turnos.

Rony Ramos
Rádio AL

Saiba Mais

Voltar