Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/07/2015 - 17h01min

Acordo entre TRE e Exército prevê agilidade no cadastramento biométrico

Imprimir Enviar
Desembargador Vanderlei Romer e general Richard Fernandez Nunes assinam Termo de Cooperação FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL

Com o propósito de ampliar o atendimento para o cadastramento biométrico em Florianópolis, Joinville e Blumenau, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) assinou na tarde desta quinta-feira (2) um Termo de Cooperação entre a Justiça Eleitoral e o Exército Brasileiro, da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.
   
Ao considerar o mais importante projeto da Justiça Eleitoral, o presidente em exercício do TRE, desembargador Vanderlei Romer, disse que a biometria é um avanço tecnológico, que visa garantir mais segurança ao processo eleitoral. Ele relembra que em 1986 ocorreu o recadastramento geral dos eleitores, em âmbito nacional, a introdução da urna eletrônica somente em 1996, e agora, quase 20 anos depois, a identificação biométrica.

Segundo o desembargador, com a oportuna colaboração do exército será possível o Estado atingir a meta de cadastrar 2,2 milhões de eleitores para as eleições municipais de 2016. "Cerca de 300 soldados do exército estarão passando por um treinamento, nas próximas semanas, para estarem a aptos a atender os eleitores nos postos de cadastramentos, que acontece até 26 de março de 2016." 

Com a biometria obrigatória para os eleitores de Florianópolis, Joinville, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José, Baguaçu e Blumenau, Romer informa que servidores e estagiários foram mobilizados para bem atender a população nos postos de atendimento. "Florianópolis já obteve 22,61% do eleitorado biometrizado, São José está com 18,67%, Palhoça 28,39%, Biguaçu 29,32%, Santo Amaro 67,39%, Joinville 7,39%, Blumenau 5,07%. "Em números absolutos, quase 200 mil eleitores já fizeram seu cadastramento biométrico nesses sete municípios", frisou.     

Na ocasião, Romer destacou que a iniciativa visa acabar com uma das principais reclamações dos eleitores em relação ao cadastramento biométrico: a espera. "A iniciativa representa um avanço no atendimento da Justiça Eleitoral." 

Já o comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Richard Fernandez Nunes, declarou a satisfação do exército de contribuir com a iniciativa. "Proporcionar eleições mais seguras para o povo brasileiro é essencial para o exercício pleno da cidadania, fortalecendo a democracia do país. Temos plena consciência que esta missão subsidiária de prestar apoio a justiça eleitoral é mais do que oportuna e essencial neste momento. Estaremos totalmente empenhados no trabalho."

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar