Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/02/2016 - 15h04min

SST já identificou locais para instalar Centro de Referência de Imigrantes e Refugiados

Imprimir Enviar

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) já identificou locais na Grande Florianópolis que podem sediar o futuro Centro de Referência de Imigrantes e Refugiados de Santa Catarina. “Fizemos um levantamento prévio de lugares possíveis, que estão disponíveis e pertencem ao estado”, revelou Ivone Maria Perassa, consultora de políticas públicas da SST, durante reunião do Grupo de Trabalho de Apoio ao Imigrante, vinculado à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, realizada na tarde deste sexta-feira (5).

A implantação do Centro de Referência é objeto de convênio assinado em dezembro de 2015 entre o município de Florianópolis, o estado e o governo federal. O acordo prevê repasse de R$ 1,3 milhão por parte da União. “É um sonho. Temos expectativa de atender a demanda dos imigrantes com capacidade física e qualidade técnica”, afirmou Tamajara da Silva, antropóloga, que atua na Pastoral do Migrante da Igreja Católica.

Clarens Chery, estudante de Direito e membro do Movimento Haitiano de Santa Catarina, comemorou a iniciativa. “Dará um grande sossego na regularização de documentos”, explicou o ativista. Chery destacou a carteira de trabalho, a tradução juramentada da documentação escolar para continuar os estudos no Brasil e cursos de português como as maiores necessidades dos haitianos em Santa Catarina.

Segundo estimativa da Pastoral do Migrante, atualmente residem no estado cerca de 7 mil imigrantes. Parte oriunda dos países do Mercosul, mas também ganeses, senegaleses e haitianos. Estão localizados principalmente na região de Chapecó, Criciúma e Grande Florianópolis. “Os haitianos somam cerca de 3,5 mil”, declarou Tamajara.

.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar