Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/06/2021 - 13h15min

Sopelsa pede investimentos em infraestrutura para fortalecer agronegócio

Imprimir Enviar
Deputado Moacir Sopelsa participa do programa "Fala, Deputado". FOTO: Reprodução/TVAL

O deputado Moacir Sopelsa (MDB), ex-secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, abordou no programa “Fala, Deputado (a)”, da TVAL, a TV da Assembleia Legislativa, veiculado nesta quinta-feira (17), a preocupação com a queda na safra do milho em Santa Catarina, que sofreu com dois fenômenos inesperados: a estiagem e pragas, que resultará numa redução de 30% a 40% na produção esperada. “Isso quer dizer que vamos colher mais de um milhão de toneladas a menos na produção esperada em relação ao ano passado. Isso vai fazer muita diferença para um estado que importa 4 milhões de toneladas para atender a sua demanda.”

Sopelsa salientou que o estado tem um modelo na produção de pequenos animais que é um dos melhores do país, na produção de aves, suínos e de leite. “São pequenas propriedades que se transformaram em grandes produtoras de alimento e o insumo principal é o milho e a soja. Hoje em Santa Catarina já se fala em importar milho dos Estados Unidos, então se nós não elegermos o abastecimento de grãos, milho e soja, nós iremos perder essa condição que temos de maior produtor de suínos e segundo de aves do Brasil. As indústrias começam a migrar para estados que tenham mais facilidades neste cereal.”

O programa pode ser acompanhado pelas redes sociais da Assembleia (Facebook, YouTube e Instagram); pela Rádio AL, onde ficará disponível no perfil do Spotify da emissora; e na Agência AL. O deputado também alertou para o aumento da concorrência internacional, o preço do insumo e a falta de investimentos em ferrovias, hidrovias e melhorias nas rodovias que cortam o estado como fatores fundamentais para manter a agricultura catarinense forte. “O Paraná e o Centro-Oeste investiram nos últimos anos em ferrovias e hidrovias.”

Como ex-secretário, Sopelsa defende cobrar do governo federal investimentos que precisam ser feitos no estado, em ferrovias que venham do Paraná para abastecer o mercado interno. “Hoje, nós temos ferrovias modernas que vem do Centro-Oeste até o Paraná. Esse é um investimento primordial, que precisa ser feito com urgência, e o outro que a gente possa cada vez mais incentivar a produtividade de soja e do milho, que já é alta, explorar algumas outras áreas que podem ser exploradas sem agredir o meio ambiente para aumentar a produção.” Ele defendeu também melhorias na logística e infraestrutura para possibilitar a aquisição do milho do Paraguai.

Emendas parlamentares
“Nossa família sempre foi humilde, nos criamos no interior e sabemos o quanto é difícil você ter competitividade com quem pode estudar na cidade”, justificou o parlamentar ao defender investimentos em internet e equipamentos para as escolas do interior. Disse que logo o governo estadual estará pagando as emendas parlamentares e assim haverá possibilidade de parte de prefeituras da região de Concórdia adquirem tablets para os seus alunos com emendas de sua autoria.

 

Voltar