Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/10/2020 - 16h45min

Soldados da PM de Tijucas recebem moção de aplauso

Imprimir Enviar
Deputado Jessé Lopes e os homenageados
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Os soldados Ramos, Silva e Werk, da Guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático da Polícia Militar, foram homenageados, na tarde desta quarta-feira (7), pela Assembleia Legislativa com moção de aplauso aprovada pelos parlamentares. O ato foi uma iniciativa do deputado Jessé Lopes (PSL).

No dia 20 de setembro deste ano, em Canelinha, quando estavam em rondas, os soldados foram abordados pelos pais de Anthony, de um mês de vida, Marcos e Elisiane, ambos muito nervosos, que informaram à guarnição que o filho do casal estaria em parada respiratória havia alguns minutos em razão de ter aspirado ao próprio vômito. Diante de tal informação, a guarnição, fazendo uso de técnicas de primeiros socorros, tomou a criança em seus braços e utilizando a boca por diversas vezes, aspirou o vômito que engasgava a criança, virando-a para que expelisse todo o líquido com o auxílio de massagem cardiorrespiratória.

Após a criança voltar a apresentar sinais respiratórios, a guarnição deslocou com mãe e filho dentro da viatura, ao mesmo tempo em que dava continuidade aos procedimentos de primeiros socorros, até o Hospital Municipal de Canelinha, onde a criança foi atendida pela equipe formada pelo médico Gabriel Abreu de Andrade e enfermeiras Tânia Lúcia Santa Cruz, Maria José Soares Rodrigues e Karin Aparecida dos Santos que, após o devido atendimento, constatou que a criança não mais corria risco de morte.

O deputado Jessé Lopes observou que tendo em vista o ato de bravura dos soldados Ramos, Silva e Werk, no curso da ocorrência, requereu o encaminhamento da Moção de Aplauso pelo excepcional empenho dos militares e do corpo médico do Hospital Municipal de Canelinha que salvaram a vida do lactente Anthony, de um mês de vida.

Voltar