Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/11/2018 - 17h04min

Sociedade Polônia recebe homenagem da Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar
Erico Szpoganicz recebe a moção em homenagem à Sociedade Polônia

A Sociedade Polônia de Florianópolis foi homenageada, nesta quarta-feira (28), pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com a entrega de uma moção aprovada pelos deputados. O ato ocorreu na Presidência da Alesc, na presença de dirigentes e ex-presidentes da entidade e descendentes de poloneses.

A homenagem coincide com o centenário da reconquista da Independência da Polônia. Conforme o presidente do Parlamento, deputado Silvio Dreveck (PP), a moção é um reconhecimento à importância da colonização polonesa em Santa Catarina.

“É um povo que deu uma contribuição enorme para o desenvolvimento de nosso estado. Um povo empreendedor, que mantém preservados sua gastronomia, sua cultura, sua arquitetura. É por causa de imigrantes como os poloneses que Santa Catarina é um estado diferenciado”, afirmou o deputado.

Conforme o presidente da Sociedade Polônia de Florianópolis, Erico Szpoganicz, a Polônia é um país milenar, que permaneceu durante 123 anos ocupado por nações vizinhas e recuperou sua independência em 11 de novembro de 1918.

“Estamos muito agradecidos e honrados com essa homenagem. É muito gratificante que nossa etnia receba esse reconhecimento da contribuição que deu e ainda dá para o desenvolvimento do Sul do Brasil, em especial de Santa Catarina”, comentou o dirigente.

Os primeiros imigrantes poloneses chegaram a Santa Catarina há aproximadamente 150 anos, pelo porto de Itajaí, de onde partiram para o Paraná e o Rio Grande do Sul. Os que permaneceram em Santa Catarina se estabeleceram principalmente na região do Vale do Itajaí e no Planalto Norte.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar