Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/02/2021 - 14h18min

Situação do carvão mineral será um dos primeiros temas da Comissão de Economia

Imprimir Enviar
Jair Miotto e Ada de Luca, presidente e vice-presidente da Comissão de Economia, reinstalada nesta quarta (24)
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A situação do carvão mineral no sul do Estado e do fornecimento de energia em Grão-Pará serão os primeiros assuntos a serem discutidos no ano pela Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa, reinstalada na tarde desta quarta-feira (24). O deputado Jair Miotto (PSC) foi reeleito para a presidência da comissão, com a deputada Ada de Luca (MDB) como a vice-presidente.

Na reunião de instalação, Ada apresentou pedido para a realização de reunião para tratar da situação do Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, responsável pelo consumo da maior parte da produção de carvão do Sul catarinense. A parlamentar demonstrou preocupação com o fechamento da usina. “Precisamos buscar alternativas para a economia da região”, afirmou.

Jair Miotto afirmou que o assunto já está na pauta da comissão. “Recebemos uma comitiva de funcionários da usina e já fizemos contato com a direção da Engie [proprietária do complexo]”, disse o presidente.

O parlamentar adiantou que a comissão também discutirá a situação da Cooperativa de Eletrificação de Grão-Pará (Cergapa), que pede ampliação do fornecimento de energia elétrica junto à Celesc. “Tem muitas empresas de grande porte que querem se instalar lá e não há acesso à energia elétrica”, disse Miotto.

O deputado João Amin (PP), que integra a comissão, sugeriu que o colegiado atue como elo entre o poder público e a iniciativa privada no desenvolvimento da ciência e da tecnologia em Santa Catarina. “Essa comissão, com certeza, tem mais importância agora do que tinha antes da pandemia”, comentou.

Também integram a comissão de Economia os deputados Ivan Naatz (PL), Marcos Vieira (PSDB), Luciane Carminatti (PT) e Bruno Souza (Novo) que, apesar de ter votado pela permanência de Jair Miotto na presidência do colegiado, reivindicou mais espaço para os deputados de primeiro mandato no comando das comissões permanentes da Alesc.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar