Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/08/2017 - 13h26min

Sintaema manifesta apoio à Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público

Imprimir Enviar
José Oliveira Mafra

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de Santa Catarina (Sintaema-SC), José Oliveira Mafra, manifestou na manhã desta quinta-feira (3), o apoio da categoria à Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços e Empresas Públicas Catarinenses. O novo colegiado foi instalado no final de maio deste ano na Assembleia Legislativa, atendendo a uma iniciativa do deputado Cesar Valduga (PCdoB).

De acordo com Mafra, a Frente Parlamentar deve ter como foco o combate aos discursos que pregam a necessidade de redução das atribuições governamentais junto à sociedade. “Acima de tudo, essa nova frente deve defender os interesses da população, pois quem quer o Estado mínimo, pensa que está defendendo algo que é bom para o povo, e não é. O Estado não deve ser gigante, mas também não deve ser mínimo. Ele deve ser forte o suficiente para atender e socorrer os contribuintes. Esse é seu papel.”

Em sua fala, Mafra também saiu em defesa da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), empresa que, a seu ver, é alvo de injustos ataques. “Com apenas 2,6 mil trabalhadores e 147 agências pelo estado, atendemos a mais de 2,5 milhões de pessoas, em 199 municípios. E isto durante 24 horas por dia, mas só lembram da Casan naquele único momento em que falta água.”
Para o dirigente, parte das acusações tem como objetivo abrir caminho para a privatização da empresa. “Mesmo nesta atual fase, com todos os novos investimentos que estão sendo realizados em infraestrutura, os ataques continuam e a privatização bate à porta. A terceirização, sem nenhum breque, também está aí para tomar os locais do serviço público, com os olhos do Estado mínimo e para tirar o conforto e os direitos da população em ser bem atendida.”

Mafra afirmou ainda que os servidores públicos pretendem acompanhar os trabalhos da nova frente e cobrar resultados efetivos. “Eu quero fazer o agradecimento pela criação da Frente, mas também dizer que também estamos aqui para cobrar. Vamos trazer todas as mazelas que afligem as empresas públicas, na saúde, no saneamento, na educação, pois esta é a Casa encarregada de se fazer as discussões, fiscalizar e também propor as ações políticas necessárias para manter a população bem atendida.”

O pronunciamento contou com o apoio dos deputados Kennedy Nunes (PSD), Rodrigo Minotto (PDT) e Cesar Valduga.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar