Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/12/2018 - 09h54min

SindSaúde/SC completa 67 anos e recebe homenagem do parlamento

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

O Sindicato dos Trabalhadores na Saúde de Florianópolis e Região recebeu homenagem do parlamento catarinense na noite desta terça-feira (11). Proposta pelo deputado Rodrigo Minotto (PDT), a sessão solene foi presidida pela deputada Luciane Carminati (PT).

Segundo Luciane, a homenagem é muito simples diante da grandiosidade da atuação dos profissionais da saúde. “Quando a gente chega num hospital, numa unidade de saúde, nós estamos esperando para tirar nossa dor, nosso sofrimento. Muitas vezes esses trabalhadores atuam em locais sem condições, sem equipamentos adequados, com uma sobrecarga de trabalho e, ainda assim, precisam dar o seu melhor. Então, essa homenagem é para dizer que, individualmente, esses trabalhadores não têm força para reivindicar suas necessidades, portanto o sindicato é o que dá força à categoria”.

A deputada lembrou a aprovação na Assembleia Legislativa, essa semana, de locais dentro de suas unidades de trabalho, onde os profissionais da saúde possam descansar. Para ela, uma grande conquista do parlamento foi a ampliação do orçamento para a saúde, que passou de 12% para 15%.

Fundado em 26 de setembro de 1951, por Celsa Machado Lemfers, então funcionária do Imperial Hospital de Caridade, o sindicato contava com 82 filiados registrados na ata da primeira assembléia realizada no ano de 1953. Em 1989, o número não chegava a 600 sócios e atualmente a entidade conta com 9.000 filiados, todos trabalhadores da saúde nos setores público e privado.

Simone Bihain Hagemann, atual presidente do sindicato, acredita que o crescimento do SindSaúde nesses 67 anos é percebido por toda a sociedade. “A sociedade percebe, tanto em número de filiações, como no poder de organização, no poder de intervenção junto aos diversos patrões, ao governo do estado. Eu penso que um dos maiores ganhos foi justamente esse, o crescimento da organização da categoria. Com isso, obtivemos muitas vitórias nos últimos anos. Temos resistido à retirada de direitos. Penso que é um sindicato forte, que começou pequeno e hoje está em todo o estado.”

 

Um pouco da história do SindSaúde

Por sua conjuntura político-social, a década de 90 foi especialmente frutífera para os profissionais da saúde. Foram realizadas nove greves, que marcaram o aspecto combativo desta categoria. Apesar das expressivas batalhas da década de 90, a história de lutas do SindSaúde começa muito antes, já no regime militar, quando funcionava de forma quase clandestina.

Até meados da década de 80, o SindSaúde funcionava de maneira itinerante, com reuniões realizadas em locais provisórios. Na mesma década, a sede foi instalada numa sala alugada na rua Anita Garibaldi, centro de Florianópolis.

De lá, transferiu-se, em fevereiro de 1986, para sua atual sede, no número 77 da rua Frei Evaristo, também no centro da Capital. Além dessa sede, o SindSaúde SC conta com subsedes em Joinville e Lages. O auditório da sede em Florianópolis leva o nome da fundadora do SindSaúde.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar