Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/09/2015 - 09h46min

Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Criciúma recebe homenagem

Imprimir Enviar
Sintiacr recebe homenagem da Assembleia Legislativa pela passagem de 26 anos. FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL

O aniversário de 26 anos do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr) foi celebrado em sessão especial da Assembleia Legislativa, na noite de segunda-feira (1º), no Plenário Osni Régis. Por proposição do deputado Rodrigo Minotto (PDT), o sindicato e personalidades que contribuíram ao longo de sua história foram homenageados pelo Legislativo catarinense.

A entidade sindical, que começou a ser organizada por trabalhadores do setor em 1987, obteve registro como sindicato em agosto de 1989, após a redemocratização do país, e tornou-se um instrumento importante para a melhoria das condições de trabalho e a promoção da saúde dos trabalhadores, conforme destacou o proponente da homenagem. Minotto falou ainda sobre a batalha para aprovação da Norma Regulamentadora (NR) 36, que trata da segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados. “A publicação da NR 36 foi um marco na luta sindical pelo direito dos trabalhadores na área da alimentação”, disse Minotto, que participou ativamente do processo de discussão da norma.

O presidente do Sintiacr, Célio Alves Dias, lembrou que em 26 anos muitas pessoas passaram pela entidade e contribuíram, cada uma a sua maneira, para o bem coletivo. Ele citou algumas conquistas obtidas em prol dos trabalhadores, graças a greves, articulações e resistência. “Hoje são quase 4 mil trabalhadores filiados, temos uma das melhores médias de filiação no Brasil. Enquanto a média nacional é de 25% a 30% de filiações, agregamos quase 65% dos trabalhadores do setor”, destacou. Elias agradeceu ao ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, pela assinatura da NR36, que estava engavetada no ministério em função da pressão das indústrias. 

Um dos homenageados, o ministro Manoel Dias afirmou que a indústria da carne contribui para o desenvolvimento econômico do país, mas ressaltou que os frigoríficos respondem como segmento que detém o maior índice de doenças ocupacionais no Brasil. “Os acidentes e lesões por esforços repetitivos aumentaram muito nos últimos anos. A NR36 foi construída, com esforço, como marco regulatório que define novas regras para melhorias das condições de trabalho nas empresas do setor, diminuindo doenças ocupacionais, ampliando pausas e exigindo mudanças.”

O procurador do Ministério do Trabalho, Sandro Eduardo Sardá, dedicou a homenagem da Assembleia Legislativa a nove mulheres de Criciúma que, em 2006, trabalhavam em um frigorífico daquela região e, não aguentando mais as condições de trabalho, pediram cinco minutos para sair das linhas e se aquecerem. “Elas acabaram sendo demitidas por desídia, apesar de estarem lá cortando frangos feito máquinas”, relatou Sardá. Esse caso resultou em uma das mais belas ações trabalhistas da história, na opinião do procurador, calculada em R$ 25 milhões na primeira instância e reduzida a R$ 10 milhões pelo Superior Tribunal do Trabalho. Sardá afirmou que a NR36 melhorou um pouco as condições de trabalho, mas informou que ainda na semana passada ajuizou uma ação contra frigorífico por jornada de 18 horas. A atuação dos sindicatos em prol dos direitos dos trabalhadores é uma parceria fundamental, conforme o procurador.

Um sindicato é um caminho de unidade e de luta, na definição do secretário regional para a América Latina da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Uita), Gerardo Iglesias. “Estruturas compostas por gente sem indignação terminam imóveis ao longo do caminho. Outros caminham construindo caminhos, seus passos jamais serão neutros. Dão mil tropeços, porém, nada nem ninguém consegue tirá-los do caminho. O Sintiacr sabe por que caminha e onde quer chegar. Sua gente de teimosa fé caminha seguindo as pegadas deixadas pelos antecessores, com uma vocação transformação”, narrou Iglesias.

Homenageados

  • Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr) – Célio Alves Elias, presidente


Personalidades que contribuíram ao longo de 26 anos:

  • Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias
  • Ana Júlia Rodrigues, representando Vagner Freitas, presidente da CUT Nacional
  • Neodi Antonio Giachini, presidente da CUT 2010-2015
  • Roberto Carlos Luiz, médico do trabalho
  • Sandro Eduardo Sardá, procurador do Trabalho
  • Siderlei de Oliveira, presidente da Contac
  • Ernane Garcia Ferreira, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado do Paraná
  • Gerardo Iglesias, secretário regional para a América Latina da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Uita)
  • Reinaldo Pereira, presidente do Sintiacr – 2005-2011
  • Arlindo Bus, presidente do Sintiacr – 1988-1996
Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar