Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/08/2019 - 07h01min

Sindalesc entrega certificados de qualificação profissional a 24 jovens

Imprimir Enviar
A solenidade de entrega dos certificados aconteceu no plenarinho da Assembleia Legislativa.

A jovem Maria Julia Costa, 17, não escondia a felicidade ao receber o certificado de conclusão do curso de informática e desenvolvimento pessoal, na noite desta quinta-feira (8), no plenarinho do Palácio Barriga Verde, promovido pelo Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Sindalesc), em parceria com a Associação Amigos da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (Acam). Participaram do projeto 24 jovens, entre 13 e 19 anos, que receberam o certificado em cerimônia com seus familiares e estão aptos para o mercado de trabalho.

Maria Julia afirmou que as aulas acrescentaram muito conhecimento teórico e prático sobre a informática e que a ajudaram a conseguir o seu primeiro emprego. “Agora já estou trabalhando e o conhecimento adquirido me ajudou em muito. Valeu a pena.” O curso teve a duração total de três meses e em todas as aulas o Sindalesc e a Afalesc (Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) custearam a alimentação dos alunos que foram selecionados pela Acam.

O professor e secretário do Sindalesc, Antônio Vitor Ulrich, explicou que o curso teve como objetivo capacitar os alunos sobre o mercado de trabalho, com aulas de informática e orientações quanto à confecção de currículos, comportamento em entrevistas e demais necessidades do meio. Para Ulrich o curso foi um sucesso e os alunos saíram todos motivados para o mercado de trabalho. “Os jovens não ficavam apenas nas aulas, se reuniam periodicamente e trocavam experiências. Eles querem melhorar a vida de suas famílias e da comunidade onde vivem.”

O presidente do Sindalesc, Diego Vieira de Souza, destacou o momento especial para os familiares dos jovens que participaram o do curso e observou que essa foi à primeira experiência desta parceria com a Acam e que poderá ser ampliada. “Estamos conversando e preparando uma segunda edição com o foco de qualificação dos jovens desta comunidade.” Souza lembrou ainda que é importante essa aproximação entre a Assembleia Legislativa e o Morro do Mocotó, uma comunidade próxima e que tem jovens interessados em ingressar no mercado de trabalho.

Para o presidente da Acam, Claudio Ramos Floriani Júnior, a entrega dos certificados passa uma sensação de felicidade, de alegria e de dever cumprido. “Você pega uma área do centro de Florianópolis, considerada periferia, e conseguimos fazer essa ponte com a Assembleia Legislativa, qualificando os jovens que nasceram e vivem no morro é muito importante”, completou.  Para Claudio, o curso demonstra que oferecendo oportunidade os jovens querem modificar de vida, querem qualificação e levar qualidade às famílias e a comunidade. Ele confirmou que estão em negociação uma segunda etapa do projeto e que há planos de ampliar o público alvo.

Veja aqui mais fotos do evento.

Voltar