Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/04/2016 - 14h40min

Sessão solene e lançamento de livro marcam 1º ano da morte de Luiz Henrique

Imprimir Enviar
Luiz Henrique da Silveira faleceu no dia 10 de maio de 2015. FOTO: Divulgação/Senado Federal

A Assembleia Legislativa realiza, na segunda-feira (2), sessão solene em homenagem ao 1º ano de falecimento do ex-governador e senador Luiz Henrique da Silveira. A solenidade, proposta pela Mesa Diretora, será realizada no Teatro Juarez Machado, em Joinville, a partir das 19 horas, sob o comando do presidente do Legislativo, deputado Gelson Merisio (PSD).

A viúva do senador, falecido no dia 10 de maio de 2015, aos 75 anos, receberá a homenagem póstuma do Parlamento catarinense durante a solenidade. Ela também será homenageada por honrar o legado e a memória do senador. O filho do casal, Cláudio Appel da Silveira, falará em nome dos homenageados.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil fará uma participação especial na homenagem, apresentando as coreografias “Morte do cisne”, “Variação masculina do ballet Dom Quixote” e “Águas primaveris”. Idealizada por Luiz Henrique, a Escola do Teatro Bolshoi foi instalada em Joinville há 16 anos e atende atualmente 236 crianças e jovens.

Lançamento de livro
Durante a sessão solene será lançado o livro “Luiz Henrique da Silveira, transformando sonhos em realidade”, de autoria do jornalista Moacir Pereira, que resgata fatos da vida do político. O autor acompanhou a carreira política do senador por mais de 40 anos, desde suas primeiras intervenções na Assembleia Legislativa, como deputado estadual. Para o livro, Pereira selecionou entrevistas e ouviu lideranças políticas, assessores, amigos e familiares do ex-governador, procurando destacar seus aspectos humanos, culturais e sua dedicação à causa pública.

Currículo político
Nascido em Blumenau, Luiz Henrique era formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Iniciou a vida pública em 1971, quando foi eleito presidente do Diretório Municipal do MDB em Joinville. Em toda sua vida política foi filiado ao PMDB.

Em 1973 tomou posse como deputado estadual, seu primeiro cargo eletivo. Em 1975 elegeu-se deputado federal. Conquistaria ainda outros quatro mandatos na Câmara dos Deputados.

No Executivo, elegeu-se prefeito de Joinville por três vezes, a primeira delas em 1976. Entre 1987 e 1988, quando era deputado federal, licenciou-se do mandato para ser ministro da Ciência e da Tecnologia.

Quando estava no terceiro mandato como prefeito de Joinville, em 2002, renunciou ao cargo para se candidatar a governador de Santa Catarina. Foi eleito, numa das disputas mais acirradas da história do estado. Reelegeu-se governador em 2006.

Em 2010, deixou o Executivo, candidatou-se para o Senado Federal e conquistou uma das duas vagas em disputa. Seu mandato como senador iria até 2019.

Reveja programa da TVAL
A TVAL, emissora de TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, produziu, em outubro de 2013, uma entrevista com o senador Luiz Henrique da Silveira para o programa "Fragmentos da História", do qual participam personalidades políticas.

A entrevista pode ser revista no canal da Alesc no Youtube.

Agenda
Sessão Solene em homenagem ao 1º ano de falecimento do ex-governador e senador Luiz Henrique da Silveira
Local: Teatro Juarez Machado, Avenida José Vieira, 315 - América - Joinville/SC
Horário: 19 horas

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar