Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/09/2013 - 09h18min

Em Lages, sessão marca centenário do nascimento do artista Malinverni Filho

Imprimir Enviar
Acompanhados por autoridades, familiares do artista lageano recebem placa das mãos do presidente da Assembleia. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na noite desta terça-feira, no Serrano Tênis Clube, em Lages, uma sessão solene em homenagem ao pintor e escultor Malinverni Filho (1913 - 1971) pela passagem do centenário de seu nascimento. O artista plástico é reconhecido por ter imortalizado em suas obras personalidades e paisagens da região serrana. Também foi o fundador da primeira Escola de Belas Artes do Estado.

Durante a solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa e proponente da sessão, deputado Joares Ponticelli (PP), anunciou a aquisição da tela Flamboyant, de Malinverni Filho. A obra fará parte do acervo do Legislativo estadual e ficará em local de destaque para apreciação do público. O parlamentar sugeriu ainda que o quadro seja pendurado próximo ao de Willy Zumblick, contemporâneo e amigo de Malinverni Filho. “A partir de agora, esta obra será patrimônio de todos os catarinenses”, disse.

Reconhecimento
Para Ponticelli, a Assembleia tem o dever de resgatar a história de catarinenses ilustres como Malinverni Filho. “É um filho de Lages, cuja obra é reconhecida e valorizada no Brasil e no mundo. É uma justa e merecida homenagem”.

Em nome de todos os parlamentares, o deputado Arnaldo Moraes (PP), natural de Lages, ressaltou a importância do legado de Malinverni para a cidade. “Foi um homem à frente de seu tempo, um artista que se destacou, fazendo com que o nome de Lages percorresse o mundo”. No encerramento de seu discurso, o parlamentar fez questão de citar um pensamento do artista: “Sendo Deus o supremo artista, deturpar a natureza é profanar a sua obra”.

Na opinião do prefeito de Lages, Elizeu Mattos, a homenagem prestada pela Assembleia reforça a necessidade de valorização da cultura local. “É um puxão de orelha para que reconheçamos nossos artistas. Precisamos olhar mais para quem está perto de nós”, frisou.

A honraria concedida pelo Parlamento catarinense foi entregue à família de Malinverni Filho, representada pela viúva, Maria do Carmo, conhecida como “Mariechen”, e pelos filhos do casal – Jonas, Maria Augusta, Tânia e Ângela.

Segundo a neta do homenageado, Ana Paula Malinverni Block, a família se sente honrada pelo reconhecimento. “É uma alegria poder ver a obra dele sendo reconhecida. Ele é um gênio da pintura e da escultura, que dignificou sua terra natal. Ao mesmo tempo, é muito bom ver o esforço da minha avó na preservação da obra dele ser recompensado”, falou. Ela descreveu o avô como “uma alma sensível, um homem simples, amante da natureza, alheio a futilidades, sempre alegre e brincalhão”. Conforme Ana Paula, o “pintor das araucárias” acreditava que Deus colocava tudo na ponta de seu pincel.

Os convidados presentes à solenidade puderam apreciar no hall do Serrano Tênis Clube telas originais e algumas fotos que compõem a exposição itinerante “O último verão de Malinverni Filho”, lançada em maio, na Festa do Pinhão. Trata-se de um recorte da história do artista, mostrada através de registros fotográficos. Ao todo, reúne 70 imagens que revelam sua intimidade, com cenas do cotidiano e momentos em família.

A exposição foi organizada por Rudimar Cifuentes, que considera Malinverni Filho o primeiro e mais importante artista na história das artes plásticas de Lages e da região do Planalto Norte. “A proposta é mostrar a importância de preservarmos a nossa história e mantermos viva a lembrança do artista na mente do povo lageano, do catarinense e do Brasil”, salientou.

A mostra estará aberta à visitação pública entre 30 de setembro e 4 de outubro, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, da Assembleia Legislativa, em Florianópolis.

História
Filho de imigrantes italianos, Agostinho Malinverni Filho nasceu em Lages em 16 de fevereiro de 1913. Em 1934, iniciou os estudos na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, ingressando com bolsa de estudos do governo do Estado de Santa Catarina.

Ao longo de sua trajetória, fez diversas exposições e vendeu obras para mais de 40 países, como França, Alemanha, Inglaterra, Espanha. Durante três anos, foi restaurador das telas do Palácio Itamaraty. Em 1958, fundou a primeira Escola de Belas Artes do Estado de Santa Catarina, que funcionou em Lages, com métodos e modelos organizados e criados por ele.

Suas pinturas mais célebres retratam as paisagens da região serrana. Mas Malinverni Filho também se destacou como escultor. Estátuas e bustos feitos por ele de diversas personalidades, como os governadores Nereu Ramos e Jorge Lacerda, podem ser encontrados nas cidades de Lages, Brusque, Florianópolis, Rio do Sul, Palhoça e Videira.

Faleceu em sua terra natal, em 14 de janeiro de 1971.

Museu
Desde 1986, a casa de dois andares onde morou a família de Malinverni Filho foi transformada em museu, por iniciativa de Maria do Carmo. Localizado na Rua Manoel Thiago de Castro, em Lages, o espaço reúne quadros, desenhos, esculturas e objetos de uso pessoal do artista.

O acervo conta com mais de 2 mil peças. Entre elas, o primeiro quadro pintado por Malinverni Filho, quando tinha apenas 13 anos, intitulado “Santa Luzia”; o retrato de sua esposa, produzido em 1948; e sua última obra, inacabada, chamada "Paisagem serrana", de 1971.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar