Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/09/2013 - 14h01min

Sessão marca 40 anos do desaparecimento de Paulo Stuart Wright

Imprimir Enviar
João Paulo, filho do homenageado, recebe placa dos deputados, durante a sessão especial. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Os 40 anos de desaparecimento do ex-deputado catarinense Paulo Stuart Wright, visto pela última vez em setembro de 1973, foram lembrados na noite desta quarta-feira(4), em solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Proposta pela deputada Angela Albino (PCdoB), a sessão especial reuniu autoridades, amigos e familiares em homenagem ao parlamentar conhecido por defender os interesses dos movimentos sociais e por sua dedicação às causas nacionais e populares. Segundo Angela, a solenidade é uma singela forma de reconhecer a passagem de um parlamentar revolucionário. “Stuart é verdadeiro exemplo de luta e orgulho para os catarinenses”, destacou.   

Um breve resgate sobre a história de Stuart, nascido em Herval d'Oeste, em junho de 1933, abriu as homenagens marcadas por pronunciamentos emocionados, em especial de seu filho João Paulo Wright. Diplomado em engenharia pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Stuart foi eleito deputado estadual em Santa Catarina pelo Partido Social Progressista (PSP) durante a 5ª legislatura, no período de 1963 – 1967. Com o Ato Institucional Número Cinco (AI-5), ele exilou-se no México, retornando ao Brasil na condição de clandestino. Stuart nunca mais foi visto desde sua prisão em São Paulo na 1ª semana de setembro de 1973.

Ao considerar um dia de reflexão, João Paulo Wright relatou a angústia vivida ao longo destes 40 anos por toda a família. Dentre tantas lembranças referentes ao pai, João Paulo disse que em Santa Catarina, em especial no município de Joaçaba, o parlamentar teve um lado político muito forte. “Vi meu pai como um homem de falas e pés forte, por ter discursos marcantes e percorrer seus trajetos caminhando, pois não havia recursos”, lembrou. Em nome dos irmãos Leila e Charles, João Paulo destacou que a luta diária da família é fazer com que atrocidades como essas que aconteceram com Stuart não venham ocorrer mais.

Presente no evento, o coordenador da Comissão Estadual da Verdade, Naldi Otávio Teixeira, falou sobre o privilegio de participar das homenagens in memoriam a Paulo Stuart Wright. “A comissão trabalha com o propósito de resgatar a verdade sobre a história do parlamentar, não apenas para o conforto da família, mas para que os catarinenses conheçam que foi Stuart. Nossa iniciativa visa, a partir dessa história, resgatar a liberdade de expressão”, frisou. 

Representante do Coletivo Catarinense Memória, Verdade e Justiça, Derlei Catarina de Luca salientou que independente do tempo que leve, a comissão vai atuar em fatos que possam desvendar e punir os envolvidos no desaparecimento de Stuart e de outros torturados. “O povo precisa ter conhecimento desses fatos, que marcaram a vida e trajetória de um parlamentar catarinense”, observou.

Após os pronunciamentos as deputadas Angela Albino e Luciane Carminatti, acompanhadas dos deputados Ismael dos Santos (PSD) e Dirceu Drecsh (PT), entregaram uma placa em nome do Parlamento catarinense a João Paulo Stuart Wright, em homenagem in memoriam a Paulo Stuart Wright.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar