Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/03/2013 - 12h52min

Sessão especial no Parlamento marca 55 anos de fundação do Crea-SC

Imprimir Enviar
Sessão homenageou dirigentes do conselho. FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), que completa 55 anos de fundação no próximo dia 17, foi homenageada pelo Parlamento catarinense em sessão especial realizada na noite desta quinta-feira (14), no Plenário Deputado Osni Régis. A entidade representa 49 mil profissionais e mais de 12,5 mil empresas no estado.

A homenagem, de autoria do deputado Reno Caramori (PP), foi aprovada por unanimidade por todos os parlamentares. O parlamentar destacou a atuação do conselho na orientação, fiscalização, valorização e aperfeiçoamento do exercício profissional, bem como o comprometimento com o progresso e o desenvolvimento de projetos de interesse social. “Ressalto a responsabilidade e a importância do trabalho desenvolvido pela instituição em benefício da sociedade catarinense”, disse.

O presidente do Crea-SC, Carlos Alberto Kita Xavier, salientou a trajetória de conquistas marcada pela defesa dos direitos e anseios dos profissionais e da sociedade. “Durante cinco décadas e meia a atuação do Crea-SC foi norteada por uma conduta ética, tendo como foco a fiscalização do exercício profissional, a segurança e a qualidade de vida da população”.

A solenidade foi prestigiada por ex-presidentes, conselheiros, inspetores, presidentes de Creas e de entidades de classe, colaboradores e profissionais do sistema, além de prefeitos, vereadores e representantes de universidades.

Entre as autoridades que compuseram a mesa do ato solene, estavam o deputado José Milton Scheffer (PP), o vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Júlio Fialkoski; o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller; e o secretário municipal de Florianópolis de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rui Luiz Gonçalves.

Honrarias
O atual presidente e de um dos fundadores do Crea-SC, engenheiro Renato Genovez, recebeu a homenagem em nome da entidade. Também foram lembrados todos os ex-presidentes pela contribuição para o crescimento e o fortalecimento do Conselho.
O Crea-SC, por sua vez, prestou homenagem a personalidades e entidades que fazem parte da história da instituição. O deputado Reno Caramori recebeu o título de “Amigo da Engenharia”. Funcionários, profissionais e entidades ligadas à entidade também foram lembrados.

Lançamento
Logo após a sessão, o Crea-SC lançou no hall do Palácio Barriga-Verde,a 4ª edição do Catálogo Empresarial de Engenharia e Agronomia, uma ferramenta de divulgação dos produtos e serviços das empresas catarinenses. As comemorações pelos 55 anos de história incluem ainda a realização do 5º Seminário Estadual de Inspetores (Seinsp) e do 3º Encontro de Presidentes de Entidades de Classe.

Dirigentes do Crea-SC homenageados pela Assembleia:

  • Engenheiro Renato Genovez, atual presidente
  • Engenheiro civil Celso Ramos Filho (1958 a 1973)
  • Engenheiro metalúrgico Carlos Calliari (1973 a 1978)
  • Engenheiro civil Paulo Kabral Wendhausen - in memoriam (1979 a 1981)
  • Engenheiro eletricista Edison Macedo (1982 a 1987)
  • Engenheiro agrônomo Oly Joaquim de Carvalho - in memoriam (1988 a 1990)
  • Engenheiro civil Wilson Lang (1990 a 1996)
  • Engenheiro eletricista Luiz Roberto Glavam (1997 a 1999)
  • Engenheiro civil Celso Francisco Ramos Fonseca (2000 a 2003 e 2004 a 2005)
  • Engenheiro civil Rogério Novaes (2003 a 2004)
  • Engenheiro agrônomo Raul Zucatto (2006 a 2011)

 

Homengeados pelo Crea-SC:

  • Deputado Reno Caramori, considerado “Amigo da Engenharia”
  • Adilson Amândio Vieira, funcionário mais antigo em atividade, tendo iniciado seus trabalhos em 17 de março de 1975;
  • Engenheiro civil João Maria de Oliveira, profissional com registro mais antigo, de número 48, feito em 8 de julho de 1958;
  • Associação Catarinense de Engenheiros, entidade de classe mais antiga com registro no CREA-SC, fundada em 24 de maio de 1934;           
  • Universidade do Vale do Itajaí (Univali), instituição de ensino com mais tempo de registro e com representação no Crea-SC      
  • Construtora Stein Ltda., empresa registrada em 15 de janeiro de 1959.
Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar