Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/07/2013 - 12h59min

Sessão especial no Parlamento destaca os 45 anos da fundação da Fetaesc

Imprimir Enviar
José Dresch (centro) recebe placa dos deputados Mauro de Nadal e Moacir Sopelsa. FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

Os 45 anos de criação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) foram celebrados na Assembeia Legislativa na noite desta segunda-feira (1º), com a realização de sessão especial proposta e presidida pelo deputado Mauro de Nadal (PMDB). Com 200 sindicatos de trabalhadores rurais filiados, a entidade é referência no estado, com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à produção familiar e à qualidade de vida no campo.

A Fetaesc representa mais de meio milhão de agricultores e agricultoras que produzem mais de 90% do que é consumido pelos catarinenses, conforme destacou o presidente José Walter Dresch. “É um momento muito importante para a federação comemorar os 45 anos de conquistas para os agricultores, principalmente na previdência, crédito e na formação de políticas públicas. Nos próximos anos, queremos consolidar a agricultura familiar no estado”.

Dresch disse ainda que o reconhecimento da Assembleia é importante, uma vez que são os deputados que fazem as leis e o agricultor familiar precisa de incentivos para permanecer no campo. “A maioria dos nossos deputados conhece a realidade catarinense. Precisamos criar condições para que as famílias permaneçam no campo. Contabilizamos 30 mil famílias com ameaça de sucessão no campo, já que as moças e rapazes deixaram a lavoura”, alertou Dresch.

Importância
Mauro de Nadal destacou a presença da Fetaesc em todas as regiões do estado, com apoio ao desenvolvimento de ações que visam à permanência do agricultor no campo, com condições de desenvolver sua produção, aliada a sustentabilidade e qualidade de vida. “A Fetaesc significa muito para a economia catarinense, com um modelo diferenciado que serve de modelo para o país. Tem um único rumo: fortalecer o pequeno produtor rural”, ressaltou o deputado, ao lembrar que a maioria dos seus colegas parlamentares tem base em pequenos municípios que representam a força da agricultura familiar em Santa Catarina.

A solenidade foi prestigiada por dezenas de agricultores da região da Grande Florianópolis, por representantes do governo do estado e presidentes de sindicatos rurais. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Brock, destacou a homenagem do Parlamento catarinense. “A Assembleia deste estado reconhece os 45 anos de história na defesa dos direitos dos trabalhadores rurais”. A deputada federal Luci Choinacki (PT) também prestigiou o evento.

O deputado Moacir Sopelsa (PMDB) ressaltou os anos de lutas e de conquistas da classe agrícola. “São homens e mulheres que lutam diariamente, que não têm férias, sábado e domingo, chuva ou frio, e que muitas vezes não são reconhecidos. A luta pelos direitos continua e merece todo nosso apoio”, disse o deputado, que também destacou a posição de Santa Catarina no mercado nacional. “Em menos de 2% do território nacional conseguimos ser o 5º maior produtor de alimentos do país”.

Saiba mais
A Fetaesc foi fundada em 2 de julho de 1968. A federação se aproxima dos agricultores por meio dos sindicatos rurais e de 26 extensões de base. Tem uma atuação histórica de luta por melhorias no campo e na conquista de diversos direitos das famílias que permanecem no campo. Todos estes fatores têm feito com que a produção catarinense seja destaque pela qualidade e pelo ciclo de negócios que gera, sendo um dos principais motores econômicos do estado.

Para marcar os 45 anos de atuação, além da sessão especial realizada no Parlamento, a programação de comemoração segue nesta terça-feira (2) no Centro de Eventos Petry em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Mais informações pelo site www.fetaesc.org.br.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar