Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/05/2019 - 21h54min

Sessão especial homenageia os 45 anos da Acafe

Imprimir Enviar

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A história e a contribuição para o desenvolvimento de Santa Catarina das onze universidades e os cinco centros universitários do Sistema Acafe, que abrangem 53 municípios, num total de 140 mil alunos, 9 mil professores e 6 mil colaboradores foram celebradas em sessão especial na noite desta quarta-feira  (8).

Ao informar que as universidades comunitárias já realizaram 4 mil projetos de pesquisa e extensão de iniciativa científica, a deputada Luciane Carminatti (PT), idealizadora da homenagem e presidente da Comissão de Educação da Alesc, declarou que o momento é de diálogo e muita coragem para enfrentar os cortes do governo federal no orçamento do ensino superior. “Atacar a educação   é comprometer o futuro.”

A parlamentar fez um histórico do legado da Acafe na democratização do ensino superior e anunciou dois seminários de âmbito nacional na Alesc para debater temas como Fundeb, Plano Nacional de Educação e o papel que a ciência ocupa na educação. “No dia 7 de junho e em agosto vamos debater estes temas com presidentes e vice-presidentes de comissões de educação das Assembleias Legislativas de todo o país e com a comunidade escolar.”
Luciane concluiu afirmando: “não estaria onde estou sem esta instituição na minha vida. Sou filha da Acafe.”

O deputado Rodrigo Minotto (PDT), que também concluiu graduação numa universidade comunitária, ressaltou o compromisso da Acafe no desenvolvimento das regiões onde atua. “O papel comunitário abrange serviços de saúde como clínicas laboratoriais, distribuição de remédios, além de assessoria jurídica, apoio à economia solidária, recuperação do meio ambiente e outros tantos serviços.”

Reitores
Osvaldo Della Giustina, presidente da Acafe de 1974 a 1976, emocionado, falou da grandeza do Sistema Acafe na vida dos catarinenses. “Um milhão de catarinenses, de três a quatro gerações, passaram por nossas universidades e ocupam funções relevantes em diversas áreas. Plantamos muitas sementes, buscávamos uma bela árvore e hoje temos uma magnífica floresta.”
Crítico da educação brasileira, Della Giustina informou que o país ocupa a 117ª posição no rankinh mundial. “As universidades não podem ser cúmplices desse processo. Precisamos preparar as pessoas para um mundo em transformação.”

Claudio Jacoski, atual presidente, lembrou que o Artigo 170 da Constituição Estadual, que financia bolsas aos estudantes, é um marco na história da Acafe. “O Artigo 170 é o motivo de funcionamento das nossas instituições, permitindo o acesso ao nível superior de um grande número de pessoas.”

Homenageados
Claudio Jacoski
Osvaldo Della Giustina
Paulo Ivo Koehntopp – secretário-executivo da Acafe

Certificados
Marcia Sardá Espíndola – reitora da Furb
Solange Sprandel da Silva - reitora da UNC
Elcio Willemann - reitor da Unibave
Sandra Furlan - reitora da Univille
Aristides Cimadon – reitor da Unoesc
Célio Simão Martignago – reitor da Unidavi
Valdir Cechinel Filho – reitor da Univali
Claudio Jacoski – reiror da UnoChapecó
Rosemari Glaz – reitora da Unifebe
Mauri Luiz Heerdt – reitor da Unisul
Kaio Henrique Coelho – reiror da Uniplac
Renato Brittes – reitor da USJ

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar