Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/08/2014 - 12h43min

Serviço de delegacia eletrônica se consolida no estado

Imprimir Enviar
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Passados 12 anos de sua implantação, o serviço de delegacia eletrônica, no qual é possível registrar ocorrências por meio da internet, ganha cada vez mais a preferência da população catarinense. Somente nos primeiros sete meses deste ano, foram realizados 68.443 boletins on line, ou 13,97% do total de casos contabilizados pela Polícia Civil, um acréscimo de 1,94% em relação a 2013.

De acordo com o policial civil Diego Coradini, da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, a tendência é verificada a cada ano. O fato, disse, decorre da praticidade e a comodidade que oferece ao cidadão. “Os registros podem ser feitos de qualquer lugar e a qualquer momento, já que está disponível 24 horas, durante todos os dias da semana”. Já a polícia, disse, se beneficia da economia de recursos que o sistema proporciona. “Com o auto-atendimento conseguimos retirar uma demanda relativamente grande das delegacias, liberando mais policiais para o atendimento de casos de maior gravidade ou para atividades fins, como investigação”.

Atualmente, o serviço está disponível para as seguintes modalidades de ocorrência: perda de documentos, perda de objetos, furto de celular e danos causados por fenômenos naturais. Denúncias, mesmo que anônimas, e registros de ameaças, também podem ser feitas por meio do site. Estes casos, entretanto, são encaminhados à delegacia da área onde ocorreram e os procedimentos do atendimento são informados nos e-mails e telefones de contato fornecidos no momento do preenchimento da ocorrência.

Os interessados em utilizar o serviço também devem estar atentos a algumas restrições, alertou Coradini. “Serão ignorados os registros em que o comunicante do fato tiver idade menor que 18 anos, ou em que o local onde ocorreu o fato, a residência e o documento do comunicante forem de outros estados”. Ele recomenda que, nestes casos, as ocorrências sejam registradas pessoalmente na delegacia mais próxima, ou por telefone, no disque denúncia 181.

Como registrar boletins de ocorrências pela internet
O serviço está acessível por meio do site http://sistemas.sc.gov.br/bocidadao/. Após o fornecimento de todas as informações solicitadas é gerado um boletim, e fornecido um número de protocolo para que o usuário possa acompanhar o processo.  Mais informações poder ser solicitadas pelo e-mail  delegaciaeletronica@pc.sc.gov.br.

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar