Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/12/2012 - 12h48min

Senador completa 50 anos de vida pública e recebe homenagem da Assembleia

Imprimir Enviar
Casildo Maldaner recebe homenagem das mãos de Romildo Titon

Conhecido pelas tiradas espirituosas e o bom humor, o senador Casildo Maldaner (PMDB) esteve na noite desta quinta-feira (6) no Palácio Barriga Verde para receber as homenagens pelos seus 50 anos de vida pública. Fiel ao seu estilo, Maldaner arrancou sorrisos e aplausos dos presentes contando fatos da longa carreira e descrevendo seus companheiros no Senado. A sessão solene foi uma iniciativa da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e reuniu lideranças de diversas siglas partidárias.
Maldaner, que já atuou como vereador, deputado estadual, federal e governador, foi saudado como um dos principais expoentes do seu partido e do cenário político catarinense. Falando em nome da bancada do PMDB, o deputado Aldo Schneider afirmou que Casildo, apesar de já trafegado em todas as esferas do poder, manteve seu jeito simples de homem do campo. Citando fala de Ulysses Guimarães, ele afirmou que Casildo “tem a capacidade de chegar ao coração de forma direta pela alegria”.
Schneider ressaltou ainda o papel de Maldaner na estruturação de seu partido no estado e na abertura de espaço para o surgimento de novas lideranças. “Nosso homenageado, que hoje completa bodas de ouro com o partido e a vida política, é mais do que um vulto e um ícone. É uma figura paterna, companheiro de campanhas, sempre pronto a animar a todos com suas palavras bem humoradas e de estímulo”.
O deputado federal Celso Maldaner, irmão do homenageado, afirmou que ele soube conduzir, com liderança e simplicidade os demais quadros da sigla. “É para nós, que representamos o agricultor, o homem de mãos calejadas que produz os alimentos, um orgulho homenagear o Casildo, que sempre atuou como conselheiro de forma firme e equilibrada”.

Admiração e respeito de outros partidos
Maldaner suscitou manifestações também de lideranças de outras agremiações partidárias, que enalteceram seu jeito de ser e sua atuação na vida pública. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), afirmou ter admiração pela figura do senador que, “independentemente do cargo que ocupava foi sempre a mesma pessoa humilde, simpática e, para nós que somos do Oeste, com a mesma afeição”.
Maldaner, acrescentou Merisio, é também um exemplo de obstinação. “Ele mostrou as dificuldades podem ser superadas. Veio de longe, do Oeste e liderou nosso estado, tornando-o melhor para se viver”.
Para o senador Paulo Bauer (PSDB), a figura humana de Casildo está além das disputas partidárias e deve ser enaltecida pela sua trajetória em prol da sociedade catarinense. “Essa é uma homenagem merecida, feita pela casa que representa o povo catarinense àquele que é um exemplo de vitalidade, trabalho e atitudes concretas em favor de sua gente.”

O homenageado
Nascido em Carazinho, Rio Grande do Sul, em 2 de abril de 1942, Casildo João Maldaner migrou com os pais para o Oeste catarinense ainda na juventude. Formou-se em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e aos 20 anos, pelo então MDB, teve a primeira experiência em cargos eletivos, como vereador no município de Modelo. Em 1974 conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, sendo reeleito para a legislatura seguinte (1979-1983), ocasião em que atuou por dois anos como líder da bancada do PMDB.Referendado por 85 mil votos, Casildo assume como deputado federal em 1983, cargo do qual se desliga em 1986 para participar, como vice-governador, da gestão de Pedro Ivo Campos junto ao Executivo estadual. O falecimento de Pedro Ivo em 1990, levaria Casildo a assumir o governo em 1990, último ano do mandato.
Ainda em 1994, Casildo é eleito pela primeira vez como Senador, cargo que ocupa até 2003, ano em que assume como Diretor-Presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Eleito primeiro suplente de senador em 2006, na chapa encabeçada por Raimundo Colombo, Casildo assume a titularidade em 2011, cargo que ocupa atualmente, juntamente com a presidência de honra do PMDB.  (Alexandre Back)

Voltar