Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/12/2018 - 10h43min

Evento une órgãos de controle e deputados nas boas práticas de gestão

Imprimir Enviar
A Rede de Controle da Gestão Pública em SC tem como objetivo aprimorar a integração entre instituições de controle externo na administração pública

Para marcar a passagem do Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado, anualmente, em 9 de dezembro, a Rede de Controle da Gestão Pública em Santa Catarina (RCGP-SC) promoveu, na manhã desta sexta-feira (7), um seminário abordando temas ligados às boas práticas administrativas.

O evento, realizado na Superintendência Regional da Polícia Federal, em Florianópolis, também teve o objetivo de aproximar os integrantes da RCGP-SC e os deputados estaduais eleitos para a próxima legislatura.

Na ocasião, o delegado da Polícia Federal, Christian Luz Barth, atual coordenador da Rede, declarou que a corrupção é um dos principais problemas do Estado brasileiro, em suas mais diferentes esferas, razão pela qual ganha destaque a atuação da entidade, cuja atribuição é coordenar a atuação dos órgãos de controle e polícia que a integram.

Ele também destacou a importância da aproximação da RCGP-SC com a Assembleia Legislativa.  “Como órgão de controle, é muito comum nos depararmos, no dia a dia, com questões legislativas que acreditamos que poderiam ser aprimoradas. A ideia de convidar os parlamentares para este evento, portanto, é no sentido de explicar o que é a Rede e nos colocar à disposição para contribuir com o trabalho realizado na Assembleia.”

Presente ao seminário, o deputado eleito Volnei Weber (MDB) ressaltou a importância da atuação conjunta entre parlamentares e representantes de órgãos de controle no combate à corrupção e para o aumento da eficiência nas administrações públicas. “Precisamos trabalhar intensamente para fazer com que o dinheiro público seja valorizado, fazendo com que cada centavo faça muito mais. Nesse sentido, temos que estar muito atentos às ações do governo, fiscalizando e contribuindo para que as políticas públicas sejam construídas com a maior transparência possível.”

Como exemplo, ele citou a adoção de um novo sistema de consulta de preços pelo município de São Ludgero, onde atuou como prefeito por dois mandatos. “Implantamos uma planilha orçamentária com consulta de preços do mercado regional, local, o que fez com que os valores diminuíssem de uma forma bastante intensa. Isso possibilitou que, com menos recursos, se fizesse muito mais obras e ações, e em menor tempo”, disse.

 

Sobre a Rede de Controle da Gestão Pública

Instituída no ano de 2010, a Rede de Controle da Gestão Pública em Santa Catarina é um fórum que tem como objetivo ampliar e aprimorar a integração entre instituições e órgãos de controle externo nas diversas esferas da administração pública.

Suas ações são voltadas, principalmente, à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros.

A entidade engloba representantes de 17 entidades, entre as quais Ministério Público Federal e Ministério Público de Santa Catarina, Controladoria Geral da União, Polícia Federal, Tribunal de Contas do Estado, Advocacia Geral da União, realizando reuniões mensais.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar