Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/06/2019 - 14h55min

Seminário tem como destaque um dos principais geógrafos brasileiros

Imprimir Enviar
Simpósio de Recursos Hídricos do projeto Rede Guarani/Serra Geral em SC, realizado na Alesc em 2013
FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

A Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, o projeto Rede Guarani Serra Geral, CNBB Regional Sul 4 e Cáritas Santa Catarina promovem nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir das 8 horas, no plenarinho, o Seminário Meio Ambiente e Sociedade 2019.  Considerado um dos principais expoentes do pensamento geográfico brasileiro no mundo, com destaque para a Geografia Social, o professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Walter Porto-Gonçalves, é um dos destaques do evento.

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT), presidente do Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, explica que o seminário tem por objetivo colocar em pauta as principais questões que envolvem o meio ambiente em Santa Catarina, com destaque para os recursos hídricos.” Os debates e conferências acontecem pela manhã e à tarde e também colocam em pauta a relação entre a justiça e o meio ambiente. O encontro ainda apresentará quatro projetos da sociedade civil nas áreas de preservação da água, energias renováveis e sustentabilidade na agricultura familiar.

O professor e pesquisador da UFF, Carlos Walter Porto-Gonçalves, um dos expoentes do pensamento geográfico brasileiro no mundo, com destaque para a Geografia Social - que mescla a área com os conhecimentos da sociologia, colocando em pauta, entre outros, a temática da justiça social, conduzirá pela manhã a palestra “Meio Ambiente e Sociedade”. A coordenação da mesa terá a participação do professor Dr. Luiz Fernando Scheibe, da UFSC, coordenador do projeto Rede Guarani/Serra Geral, um dos principais estudos brasileiros sobre aquíferos.

Durante a tarde, a palestra “Meio Ambiente e Justiça” terá a participação da procuradora do Ministério Público Federal (MPF), Analúcia Hartmann, com mediação do professor Dr. Luciano Henning, também integrante do projeto Rede Guarani/Serra Geral, e Carla Guimarães, da CNBB Regional Sul 4, integrante da organização do Projeto Rios em Santa Catarina.

O evento se encerra com a apresentação de quatro projetos envolvendo a sociedade civil na pauta ambiental. O primeiro é o Projeto Rios, que mobiliza comunidades para diagnóstico, limpeza e preservação de rios e córregos. A palestrante é a representante da CNBB Regional Sul 4, Carla Guimarães, que integra a coordenação do projeto no Estado.

A segunda ação envolve a Associação dos Moradores do Campeche (Amocam), que aplicou a metodologia do Projeto Rios no bairro do Sul de Florianópolis. O terceiro projeto será apresentado pelo Prof. Dr. Márcio Antonio Nogueira Andrade, da UFSC, e pela engenheira civil Julia May Venrami (MAB), e envolve o tema energias renováveis e técnicas sociais.

O último projeto é a Acolhida na Colônia, com a engenheira agrônoma Lucilene Assing, que aborda a experiência de agricultores familiares de Santa Rosa de Lima na estruturação de uma proposta de turismo rural. As inscrições gratuitas para o Seminário Meio Ambiente e Sociedade 2019 estão disponíveis no site http://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=1450 e são limitadas (150 vagas).

Programação

8 horas - Credenciamento / Acolhida / Café
8h30 - Abertura / Composição de Mesa
9h30 - Palestra Sociedade e Meio Ambiente
Prof. Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF)
Coord. Dr. Luiz Fernando Scheibe
11 horas - Debate
12 horas - Almoço
13h30 - Palestra Justiça e Meio Ambiente
Procuradora do MPF Dra. Analúcia Hartmann; Coord. Dr. Luciano Henning e Carla Guimarães (CNBB Regional Sul 4)
15 horas - Apresentação de Experiências:
Projeto Rios - Carla Guimarães (CNBB Regional Sul 4)
Associação dos Moradores do Campeche (Amocam) e o Projeto Rios - Antônio Mello e Alencar (Deck) Vigano
MAB: energias renováveis e técnicas sociais - Prof. Dr. Márcio Antonio Nogueira Andrade (UFSC) e Engenheira Civil Julia May Venrami (MAB) 
Turismo Rural: Acolhida na Colônia - Engenheira Agrônoma Lucilene Assing
17 horas - Debate

Voltar